EM TAUBATÉ Cultura

Festival de Teatro de Sombras começa neste sábado

Evento contará com grupos da Macedônia, Espanha, Argentina, Grécia e Brasil; produção é da Cia Quase Cinema


Em 27/04/2016 14:57 por redação/ Guia Taubaté



Tem início no próximo sábado, 30 de abril, o 3º Festival Internacional de Teatro de Sombras. O evento realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Taubaté terá início às 19h30, no Teatro Metrópole. A produção fica por conta da Cia Quase Cinema.

O festival contará com grupos da Macedônia, Espanha, Argentina, Grécia e Brasil e irá mostrar diversidade poética e onírica (aquilo que se refere aos sonhos) das sombras dos diversos grupos citados.

Cada apresentação mostra particularidades da dramaturgia de cada lugar e também quanto ao formato, materiais, bonecos, suportes e equipamentos.

“Essas companhias passaram pelo terror da guerra e enfrentaram crises econômicas e políticas profundas em seus territórios. Eles encontraram uma forma de colaborar na solução dos conflitos fazendo voluntariamente apresentações de teatro para as crianças nos campos de refugiados” afirma Ronaldo Robles, diretor e fundador da Cia Quase Cinema.

Confira abaixo a programação e as sinopses dos espetáculos:

Dia 30 de abril – Abertura       
Espetáculo - Alice (no país das maravilhas)- Argentina 
Teatro Metrópole - 19h30 – classificação livre. 
Sinopse: Alice quer ler, dançar, jogar, beijar, sonhar, correr e voar. Desafia a lei da gravidade, para provocar e surpreender o espectador. O espetáculo propõe uma investigação profunda sobre os elementos que instigam a imaginação criativa desta aventura. Inspirado pelo clássico de Lewis Carroll, dirigido por Alejandro Bustos, propõe uma narrativa visual híbrida para dar vida ao mundo dos sonhos.        

Dia 1º de Maio
Espetáculo - Semente  - Macedônia – Eskopia 
Sítio do Pica Pau Amarelo, 11h – classificação livre.    
Sinopse: O espetáculo apresenta o ciclo da vida das sementes de uma flor. Tão logo os ventos do outono soprem as flores morem e suas sementes caem no mundo para encontrar seu destino. Nesta jornada encontrarão todos os tipos de obstáculos com a esperança que ao menos uma vença e possa sobreviver como uma linda flor.    
 
Dia 1º de Maio  
Espetáculo – Contos de luz - Grécia – Atenas  
Sítio do Pica Pau Amarelo 15h – classificação livre.     
Sinopse: Algumas questões que andei pensando num sonho entre o céu e a Terra. O que é visível e o que não é? Quem é responsável pelo mundo em que vivemos? Quem deixou a torneira ligada? Quem está por trás dos nossos sonhos? Encontrei estas repostas escondidas no mundo das sombras.          

Dia 2 de maio
Espetáculo -  Irmãos Zulu – Paraná – Curitiba   
Teatro EMA Maestro Fego Camargo- classificação livre - 19h30           
Sinopse: Malandela seguia a trilha de seus irmãos que tinham partido em busca de fortuna.  Depois de muito procurar, Malandela os encontrou, e eles continuaram a jornada. No caminho encontraram um reino muito estanho. Algum feitiço havia transformado todos os habitantes em pedras. Um velho ancião lhes contou que toda a vida poderia voltar caso realizassem três tarefas.          

Dia 3 de maio 
Espetáculo 2062   Espanha – Madri     
Teatro EMA Maestro Fego Camargo-  19h30  - classificação livre.        
Sinopse:  "2062" um espetáculo multidisciplinar, empregando técnicas cênicas, multimídia, ilustração , animação por computador , teatro de sombras e teatro de objeto para criar uma obra cênica e cinematográfica em tempo real. Em termos de conteúdo, continuamos comprometidos com as questões sociais e políticas, onde atualidade é o autêntico protagonista. Fronteiras, muros, novas migrações e as mais recentes mudanças geopolíticas e econômicas são os ingredientes com os quais construímos um mundo para falar sobre hoje e a sociedade.          

Dia 4 de maio 
Espetáculo - Muito Mais Vida Severina -  Taubaté – SP
Biblioteca Municipal – 19h30 – classificação livre.        
Sinopse: "Muito Mais Vida Severina" espetáculo/intervenção urbana que ocupa espaços ociosos para pintar suas paredes com luz e sombras. Trabalho híbrido, que nasceu nas artes cênicas e dialoga com a arquitetura, cinema, dança, desempenho e artes plásticas. Utilizam a cidade como parte da obra e os prédios como cenário. A criação da Cia Quase Cinema é inspirada na obra "Morte e Vida Severina", de João Cabral do Melo Neto, cuja narrativa versa sobre o homem do campo que parte em busca de uma vida melhor na cidade e se transforma ao habitar o espaço urbano. Aqui as sombras remetem ao primitivo, às memorias da infância e fazem emergir lembranças de momentos bucólicos vividos no campo.     

Dia 5 de maio 
Espetáculo - Memento Mori - Um Ensaio para a Morte - São Paulo – SP          
Teatro EMA Maestro Fego Camargo - 19h30 – classificação livre.        
Sinopse: O Memento Mori é a lembrança da morte. A terrível consciência da finitude que nos define como espécie. Dos sussurros dessa voz nas trevas nasce a ficção de horror como a conhecemos: ensaios para a morte. A Companhia da Sombra vem abraçar essa iconografia do horror gótico do séc. XIX, apostando na estética do teatro de sombras como uma espécie de "lar natural" para essa antiga voz que nos sussurra dos lugares escuros. Convidamos o público para adentrar conosco esse estado de trevas, entre vultos ameaçadores, espectros sombrios, cemitérios em ruínas e casas mal assombradas, para não lembrar apenas da morte, mas dançar com ela um melancólice macabro bailado. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais