ATÉ 5 DE AGOSTO Politíca

Convenções partidárias começam hoje no país

Partidos e coligações devem escolher candidatos para cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador até 5 de agosto


Em 20/07/2016 10:59 por redação/ Guia Taubaté


Convenções partidárias começam hoje no país
Primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro (FOTO: Divulgação)

Tem início nesta quarta-feira, 20 de julho, as convenções partidárias para escolha de candidatos que vão concorrer às eleições, em outubro, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. As convenções devem ser feitas até o dia 5 de agosto.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a data para realização das convenções mudou com a Lei 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral de 2015. Antes da legislação, as convenções eram feitas entre os dias 10 e 30 de junho do ano em que ocorre a eleição.

Hoje também, juízes que forem cônjuges ou parentes de candidatos não poderão exercer algumas funções. Segundo o Código Eleitoral, desde a homologação da convenção partidária até a diplomação do candidato, “e nos feitos decorrentes do processo eleitoral, não poderão servir como juízes nos tribunais eleitorais, ou como juiz eleitoral, o cônjuge ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo registrado na circunscrição”.

Ainda segundo o TSE, pai, mãe e filhos são considerados parentes consanguíneos em primeiro grau. Já irmãos, avós e netos são de segundo grau. São considerados parentes por afinidade em primeiro grau sogro, sogra, genros e noras e de segundo grau, padrasto, madrasta, enteados e cunhados.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais