
Ortiz Junior sobe 19% em nova pesquisa realizada pela Mind
Tucano aparece na liderança das intenções de voto, com 38%; líder no primeiro levantamento, Pollyana Gama vem na segunda posição, com 22%
Em 20/09/2016 11:38 por redação/ Guia Taubaté

O prefeito afastado de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), assumiu a liderança na corrida ao cargo mais importante do Palácio Bom Conselho. A segunda pesquisa realizada pelo Mind, encomendada pela TV Vanguarda, mostra uma crescente do tucano de 19% em comparação ao último levantamento.
Junior agora aparece com 38% das intenções de voto. Em segundo lugar vem Pollyana Gama (PPS) com 22%, seguida por Saud (PMDB) com 6%, Isaac do Carmo (PT) com 5% e Vera Saba (PMB) com 2%. Silvio Prado (PSOL) e Donizeti Lousada (PSDC) estão com 1% cada. Votos em branco e nulo totalizaram 12%. Não sabem ou não responderam foram representam 15% do total de entrevistados.
A pesquisa ouviu 600 eleitores entre os dias 17 e 19 de setembro. Considerando a margem de erro de 4%, aparecem empatados os candidatos Saud, Isaac do Carmo e Vera saba.
Em comparativo ao levantamento divulgado em 24 de agosto, além de Ortiz, que subiu 19%, apresentaram uma crescente os candidatos Saud (+4%) e Donizeti Lousada (+1%). Tiveram variação negativa Pollyana Gama (-3), Isaac do Carmo (-3) e Vera Saba (-1). Silvio Prado manteve o mesmo patamar de intenção de voto.
Na pesquisa realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, Pollyana Gama tinha 25%, sendo seguida por Ortiz Junior (19%), Isaac do Carmo (8%), Vera Saba (3%), Saud (2%), Silvio Prado (1%) e Donizeti Lousada (0%).
Propaganda eleitoral e 2º turno
A pesquisa divulgada pela Mind nesta segunda-feira, dia 19, foi a primeira após o início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio.
Com base nos resultados da primeira pesquisa realizada, a empresa simulou três cenários de eventual segundo turno.
Em uma disputa entre Ortiz Junior e Pollyana, o prefeito afastado teria 46%, contra 33% da candidata do PPS.
Já uma reedição do 2º turno de 2012, entre Ortiz e Isaac, teria o tucano com 56% e o petista com 17%.
Em um embate entre Pollyana e Isaac, a candidata do PPS alcançaria 54%, e o petista teria 15%.
Índice de rejeição
A Mind ainda apontou o índice de rejeição dos candidatos entre os 600 entrevistados. Isaac, antes rejeitado por 18% dos eleitores, atingiu 32% nesse quesito.
Líder em rejeição na primeira pesquisa, com 29%, Ortiz Junior agora não seria escolhido de jeito nenhum por 19%.
Se a rejeição do tucano caiu 10%, a dos outros candidatos apenas subiu. A de Vera subiu de 6% para 13%. Lousada e Pollyana, antes rejeitados por 5% dos eleitores, aparecem agora com 12% no quesito.
A rejeição de Saud subiu de 4% para 11%. Silivo Prado, antes rejeitado por 5%, atingiu 10%. Na pesquisa, 26% dos eleitores disseram não rejeitar nenhum candidato. Já 9% afirmaram rejeitar todos.
Governo Paulo Miranda
A pesquisa também quis saber dos eleitores sobre a administração do prefeito Paulo Miranda (PP), que assumiu o cargo após o afastamento de Ortiz Junior pela Justiça Eleitoral. O tucano foi condenado por abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral de 2012.
Para 3% dos eleitores, a gestão do pepista é ótima. Para 19% é boa. Já 24% dos entrevistados classifica a gestão como regular. 5% classificam como ruim e 11% como péssima. Dos entrevistados, 39% não souberam avaliar a administração do prefeito.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
