
Teatro Por um Triz comemora 20 anos com apresentações em Taubaté
Espetáculos têm entrada gratuita; primeira apresentação acontece neste domingo, dia 4
Em 03/09/2016 16:51 por redação/ Guia Taubaté

Em comemoração aos 20 anos de carreira, o Teatro Por um Triz realiza uma série de apresentações no Sesc Taubaté durante o mês de setembro.
No ano de 1996 os atores Márcia Nunes e Péricles Raggio iniciaram uma linha de pesquisa associando o trabalho de ator com a linguagem do Teatro de Animação. Nascia o Teatro Por Um Triz! Cinco anos depois, juntaram-se ao grupo os atores Andreza Domingues e Wagner Dutra.
As apresentações em Taubaté têm início neste domingo, 4 de setembro, com a peça “Patinho Feio – O Voo de Anderson”. Nos outros domingos, dias 11, 18 e 25, serão realizados os espetáculos “Mitos Gregos – Como Surgiram as Estações do Ano”, “O Coronel e o Curupira” e “Pinóquio Etc e Tal”.
O único show que foge da programação dominical é o “O Mistério do Sapato Desaparecido”, que acontece no dia 7, às 11h.
O Sesc Taubaté está localizado na Av. Milton de Alvarenga Peixoto, nº 1.264, no bairro Esplanada Santa Terezinha.
Confira abaixo os espetáculos que serão apresentados em Taubaté:
Patinho Feio – O Voo De Andersen
Dia 04/09, às 11h
Andersen, ao contar a história de um patinho feio e rejeitado que se descobre um lindo cisne, faz uma metáfora de sua própria vida: um garoto desajeitado que saiu de sua pequena cidade natal, Odense, enfrentou muitas dificuldades até conquistar o mundo com a beleza e o encantamento de suas histórias. É representando a vida do autor de Patinho Feio, de sua infância pobre até o reconhecimento como grande escritor, que o grupo Teatro Por Um Triz apresenta este trabalho. Com atores, bonecos e silhuetas, duas de suas histórias são contadas: O Soldadinho de Chumbo e O Patinho Feio. Soldadinho de Chumbo faz uma referência às frustrações amorosas do escritor e a história do Patinho Feio é considerada, por muitos críticos, uma autobiografia.
Classificação: Livre/ Duração: 50 min
Ficha Técnica – Texto: Andreza Domingues, Márcia Nunes E Péricles Raggio/ Direção: Cris Lozano/ Trilha Sonora: Loop B/ Elenco - Andreza Domingues, Márcia Nunes, Péricles Raggio e Wagner Dutra/ Criação E Confecção Dos Bonecos: Sidnei Caria E Teatro Por Um Triz/ Desenhos Das Silhuetas: Charles Moss
O Mistério do Sapato Desaparecido
Dia 07/09, às 11h
Inspirado em um dos sapatos mais famosos da literatura infantil, o Sapatinho de Cinderela, a montagem explora as possibilidades expressivas dos sapatos dentro da linguagem do Teatro de Objetos. O sapato de Cinderela sumiu e para investigar o seu paradeiro, um sapato-detetive, a la Sherlock Holmes, entra em ação e vai parar em uma sapataria. Lá encontra famosos sapatos das histórias infantis e todos são suspeitos.
Classificação: Livre/ Duração: 50 min
Ficha Técnica - Texto E Direção: Márcia Nunes E Péricles Raggio/ Elenco: Andreza Domingues, Márcia Nunes, Péricles Raggio E Wagner Dutra/ Música: Luciano Carvalho/ Preparação Corporal: Péricles Raggio/ Cenário E Figurinos: Miguel Nigro/ Iluminação: Zhé Gomes/ Fotografia: Jean-Charles Mandou
Mitos Gregos – Como Surgiram as Estações do Ano
Dia 11/09, às 11h
Os mitos de Deméter e Perséfone, Eco e Narciso são adaptados pelo grupo utilizando humor e uma linguagem contemporânea.
A encenação utiliza a manipulação de tecidos, flores e objetos que, mais que ilustrar, sugere formas que serão completadas pela imaginação do público.
A música ao vivo é composta por canções e sons incidentais que indicam os climas das cenas e pontuam as movimentações dos personagens e objetos.
Classificação: Livre / Duração: 45 min
Ficha Técnica – Criação e atuação: Andreza Domingues, Márcia Nunes e Péricles Raggio
O Coronel e o Curupira
Dia 18/09, às 11h
O espetáculo utiliza bonecos de luva, vara e manipulação direta para contar a história de um Coronel muito mandão que, como tantos coronéis, acha que pode mandar em todo mundo. Ele deseja que sua filha Ritinha conquiste um noivo rico, mas ela já está apaixonada por um simples Marinheiro...
Com a ajuda de seres fantásticos do nosso folclore, como o Bumba-meu-Boi, o Saci, a Cuca e o Curupira, o casal Marinheiro e Ritinha enfrentam o Coronel.
Classificação: 2 anos/ Duração: 50 min
Ficha Técnica – Criação e atuação: Márcia Nunes e Péricles Raggio / Bonecos E Cenografia: Teatro Por Um Triz / Trilha Sonora: Loop B
Pinóquio Etc e Tal
Dia 25/09, às 11h
O espetáculo é ambientado em uma marcenaria onde, após receberem uma encomenda inusitada, quatro marceneiros lembram-se de Pinóquio e, através de materiais existentes na marcenaria – pedaços de madeira e ferramentas – resolvem contar passagens do clássico de Carlo Collodi. Os serrotes viram o monstro marinho que engole Gepeto, o martelo vira personagem do teatro de Papa-Fogo, etc. O espetáculo conta com a presença de quatro atores que, além de narrar a história, assumem personagens e manipulam bonecos, mesclando técnicas tais como uma adaptação do Bunraku (centenário teatro de bonecos japonês), teatro de objetos e máscaras.
Classificação: Livre / Duração: 50 min
Ficha Técnica – Texto: Márcia Nunes E Péricles Raggio (A Partir Da Obra De Carlo Collodi)/ Direção: Henrique Sitchin/ Bonecos E Cenografia: Teatro Por Um Triz / Trilha Sonora: Loop B/ Elenco - Andreza Domingues, Márcia Nunes, Péricles Raggio E Wagner Dutra
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
