COMBATE AO AEDES AEGYPTI Saúde

Vigilância Epidemiológica realiza primeira ADL de 2017

Estudo gera o Índice breteau, que define a quantidade de larvas do Aedes aegypti encontradas nas áreas de Taubaté


Em 09/01/2017 15:21 por redação/ Guia Taubaté


Vigilância Epidemiológica realiza primeira ADL de 2017
Equipe da prefeitura durante visita a casas em programa de combate ao mosquito transmissor da dengue (FOTO: Divulgação)
Eletricistas

Soluções Elétricas Confiáveis: Garantia de 10 Anos e Orçamento Sem Compromisso!

Teve início nesta segunda-feira, 9 de janeiro, em Taubaté, uma nova ADL (Análise de Densidade Larvária) para identificar qual região do município apresenta maior infestação de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Os dados possibilitam a intensificação do combate ao inseto nas áreas da cidade nesse período de verão, marcado por chuvas e atlas temperaturas. O estudo é coordenado pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté e desenvolvido pelos agentes do CAS (Controle de Animais Sinantrópicos).

Serão escolhidos 3.600 imóveis aleatoriamente. A cidade é dividida em seis áreas, onde são verificadas a existência de larvas do mosquito e os tipos de recipientes em que foram encontradas.

Com os resultados obtidos, os profissionais geram o IB (Índice Breteau), um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão.

A última ADL, realizada em outubro do ano passado, mostrou uma queda histórica nos indicadores de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, com 0,3 pontos no IB. Este foi o melhor resultado para uma ADL desde 2010, quando começou a ser feito o monitoramento em Taubaté.

Confira abaixo os índices obtidos em 2016 e as seis áreas divididas em Taubaté:

ADL 2016       
Janeiro – 4,4  
Julho – 0,6     
Outubro – 0,3

Regiões

Área 01 - Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto, Vilage, Portal Mantiqueira.

Área 02 - Bonfim, Quiririm, Cecap, Santa Tereza, Chácara Flórida

Área 03 - Água Quente, Gurilândia, Ana Rosa Parque Urupês, Santa Clara, Shalon, Vila São José, Maria Augusta, São Carlos

Área 04 - Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho, Centro.

Área 05 - Campos Elíseos, Imaculada, Bosque da Saúde, Jardim América, Terra Nova, Três Marias, Chácara Silvestre.

Área 06 - Belém, Cidade de Deus, Jardim Paulista, São Gonçalo, Estoril, Barreiro, Cataguá, Marlene Miranda.

Professor, treinador Mentor de tênis

Eleve Seu Jogo: Treinamento e Mentoria em Tênis para Todos os Níveis!

Empresas Sugeridas para Você

Eletricistas

Soluções Elétricas Confiáveis: Garantia de 10 Anos e Orçamento Sem Compromisso!

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Gestor de Tráfego

Impulsione seu negócio local com tráfego pago e aumente suas vendas!

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais