GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças


Feriado desta quinta-feira celebra a Padroeira do Brasil, que neste ano completa 300 anos

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida está localizado em Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba (Foto: EBC)
Publicado em 11/10/2017 17h12
por redação/Guia Taubaté

Há 36 anos o brasileiro católico celebra no dia 12 de outubro, o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Cinquenta e seis anos antes, em 1924, o deputado federal Geraldino do Valle Filho teve a ideia de “criar” o Dia das Crianças.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Principal no dia 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI. No dia 30 de junho de 1980, a data comemorativa foi decretada oficialmente como feriado.

Já o Dia das Crianças, apesar de ser oficializado em 1924, só passou a ser celebrado com a compra de presentes por conta de uma campanha publicitária.

Conheça uma breve história sobre o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças:

Nossa Senhora Aparecida
Segundo os relatos, a aparição da imagem aconteceu na segunda quinzena de outubro de 1917. O povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser temporada de pesca, os pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba com a intenção de oferecerem peixes ao conde.

Após rezarem para a Virgem Maria e pedirem a ajuda de Deus, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, em vez de peixes, apanharam o corpo de uma imagem da Santa, sem a cabeça. Após lançarem novamente a rede, encontraram a cabeça. A partir daquele momento, os três pescadores apanharam tantos peixes que se viram forçados a retornar ao porto.

Muitos são os milagres que fiéis atribuem à Nossa Senhora Aparecida. Um dos mais conhecidos é a do escravo Zacarias, que ao passar pela igreja, pede ao feitor para rezar. Após se ajoelhar diante da Santa e orar, as correntes em seus punhos soltam-se, deixando-o livre.

Dia das Crianças
Comemorado ao redor do mundo em diferentes datas, o Dia das Crianças é celebrado no Brasil no dia 12 de outubro, mesmo dia do feriado de Nossa Senhora Aparecida.

A data foi escolhida em 1924, quando o então deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de “criar” o Dia das Crianças. Com a aprovação de outros deputados, a data foi oficializada pelo presidente Artur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

A data realmente passou a ser comemorada, quando uma fábrica de brinquedos fez uma promoção com uma multinacional e lançou a “Semana do Bebê Robusto” para aumentar as vendas. Desde então, o Dia das Crianças passou a ser comemorado com a compra de presentes para os pequeninos.

espaço publicitário do Guia de Empresas
MAG Contabilidade
Contabilidade

MAG Contabilidade

Assessoria e consultoria na área contábil, fiscal e trabalhista, serviços em abertura e encerramento...

(12) 3632-8...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias