LEGISLATIVO DE TAUBATÉ Politíca

Audiência na Câmara debate funcionamento dos Conselhos Municipais

Vereadora Loreny dirigiu os trabalhos e avaliou como importante o debate sobre as necessidades dos Conselhos e das pessoas que elas representam


Em 18/11/2017 17:01 por redação/Guia Taubaté


Audiência na Câmara debate funcionamento dos Conselhos Municipais
Vereadora Loreny (ao centro) dirigiu os trabalhos durante a audiência (FOTO: Divulgação/CMT)

Na última quinta-feira, 16 de novembro, a Câmara de Taubaté realizou audiência pública para debater o fortalecimento dos Conselhos Municipais. Os conselhos são estruturas da administração municipal que devem contribuir com a gestão das políticas públicas e podem ser órgãos consultivos e fiscalizadores. Servem para que a população, de forma organizada, participe das decisões sobre o poder público da cidade de forma setorial.

Representando do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Fernando Borges disse que poucas vezes são consultados na política pública que o município quer implementar. “A política de assistência social não nos consulta para a elaboração do seu plano de assistência, ou seja, não constrói, democraticamente, um plano de trabalho ouvindo os Conselhos ligados a ele.”

Thais Travassos, representante do Conselho Municipal de Educação, disse que muitos problemas enfrentados pelo órgão estão na forma em que a lei foi estabelecida. “Tínhamos uma dificuldade grande de conseguir fundos para realizar nosso trabalho. Uma das nossas propostas é a criação de um Fundo Municipal de Apoio à Educação, gerido por um conselho gestor a ser votado dentro do Conselho de Educação.”

Estiveram presentes e também utilizaram a tribuna para falar sobre o tema Ila Tereza (Fundeb), Aguinaldo Silva (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Jean Soldi (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano), Amércio Fonseca (Conselho Municipal do Meio Ambiente) e Solange Barbosa (Conselho Municipal de Turismo).

Na direção dos trabalhos, a veradora Loreny (PPS) avaliou como importante o debate sobre as necessidades dos Conselhos e das pessoas que elas representam.

Houve também a participação de representantes de conselhos não instituídos oficialmente, tais como o Conselho da Assistência Social, Conselho do Idoso e Conselho Municipal de Cultura, para explicarem os trabalhos, dificuldades e impasses enfrentados diariamente.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais