DIVULGADO PELA ACIT Economia

Pesquisa aponta expectativas de gastos com a 1ª parcela do 13º salário

Estudo mostra que a maioria dos brasileiros continua utilizando o dinheiro extra para pagar dívidas


Em 16/11/2017 17:22 por redação/Guia Taubaté


Pesquisa aponta expectativas de gastos com a 1ª parcela do 13º salário
Maioria dos entrevistados respondeu que pretende pagar dívida com a primeira parcela do 13º salário (FOTO: Divulgação )

A ACIT (Associação Comercial e Industrial de Taubaté) divulgou nesta semana uma pesquisa sobre como o brasileiro pretende gastar a primeira parcela do 13º salário. O estudo, realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), aponta que, enquanto em 2016 eram 5% os que pretendiam gastar com presentes de fim de ano, em 2017 passou para 8,6%. Já a quantidade de consumidores que planejam viajar com o dinheiro extra saltou de 2,5% para 8,6%.

Segundo a Associação Comercial e Industrial de Taubaté, o resultado demonstra que o comércio vem demonstrando um comportamento mais otimista com as vendas para o período de Natal, baseado nas vendas ao longo de datas comemorativas de 2017.

Apesar da expectativa de uma quantidade maior de presentes e valores mais elevados para este ano, as vendas não devem atingir o patamar de compras realizadas em 2014, último ano considerado excelente para o comércio varejista.

“Estamos esperando uma venda superior ao ano anterior, o que já dá um ânimo bem maior aos lojistas e comerciantes, que esperam que o natal seja mais aquecido em 2017. Todos estamos acreditando que a economia está retomando seu rumo, mesmo que lentamente”, ressalta José Saud, presidente da ACIT.

A pesquisa aponta também que dois terços dos brasileiros ainda vão usar o dinheiro do 13º para pagar dívidas ou poupar (42,9% e 22,9%, respectivamente), praticamente os mesmos níveis do ano passado. O levantamento ainda indica que os indecisos caíram de 22,5% para 17,1%, o que reforça a tendência de maior consumo nos próximos meses.

O estudo foi realizado pelo Instituto Ipsos com 1.200 pessoas em todas as regiões do Brasil entre os dias 1º e 15 de outubro.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais