
Campanha da Fraternidade adota tema ambiental em 2017
Cuidados com os biomas brasileiros e a defesa da vida foram inspirados na carta “Laudato Si”, escrita pelo papa Francisco
Em 02/03/2017 11:25 por redação/ Guia Taubaté
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou nesta quarta-feira, 1º de março, o tema da Campanha da Fraternidade 2017: “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida e o lema: ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2,15)”.
O objetivo é levar a reflexão em cima da recente carta encíclica escrita pelo papa Francisco, “Laudato Si”, Louvado Sejas, onde o pontífice escreveu sobre cuidado com a casa comum, o planeta Terra.
Como explica o texto-base da campanha, a expressão bioma vem de “bio”, que em grego quer dizer “vida” e “oma”, sufixo também grego que quer dizer “massa”, grupo ou estrutura de vida. Em solo brasileiro são seis biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa.
O texto-base da Campanha apresenta as riquezas de cada bioma, alerta sobre os riscos e as perdas que já ocorreram, aponta a contribuição da Igreja em cada bioma e deseja que cada cidadão faça sua parte.
No Brasil, a Campanha da Fraternidade existe há mais de 50 anos, e sua abertura oficial sempre ocorre na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentar três práticas de penitência: a oração, o jejum e a caridade.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
