ESTADO EM ALERTA Saúde

Campanha contra febre amarela é antecipada após atualização da OMS

Todo o estado de São Paulo foi considerado área de risco da doença; vacinas fracionadas serão aplicadas em 54 municípios


Em 16/01/2018 17:10 por Mário Pereira


Campanha contra febre amarela é antecipada após atualização da OMS
Procura pelas vacinas tem sido grande em Taubaté (FOTO: OMS/ ONU)

Nesta terça-feira, 16 de janeiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que classifica todo o estado de São Paulo como área de risco para a febre amarela. A Secretaria Estadual de Saúde confirma 21 mortes pela doença no estado desde janeiro de 2017, segundo dados divulgados no fim da última semana.

A OMS informou que a decisão sobre estender a área de risco vem “após o crescimento do nível de atividade do vírus da doença no território paulista desde o fim do ano passado”.

Segundo a entidade, as pessoas que pretendem viajar para qualquer ponto do estado, partindo de dentro do Brasil ou de países, deverão tomar a vacina contra a febre amarela com dez dias de antecedência.

Ainda de acordo com a Organização, “a avaliação é um processo permanente e que pode vir a indicar novas áreas de risco no país”.

A OMS informa que, desde dezembro de 2016, foram registradas ocorrências de febre amarela em macacos de 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, com 788 casos em humanos, dos quais 265 resultaram na morte do doente.  

Campanha antecipada
Na manhã desta terça-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou que a campanha contra a febre amarela, que teria início no dia 3 de fevereiro, será antecipada em uma semana.

Com isso, os 54 municípios (confira lista abaixo) do estado terão a vacinação fracionada contra a doença a partir do dia 29 de janeiro.

O governo pediu a antecipação ao Ministério da Saúde. Com isso, o fim da campanha também será antecipada, para o dia 17 de fevereiro.

A dose fracionada tem o objetivo de ampliar a imunização nas áreas de risco. As seringas que serão utilizadas no combate à doença já chegaram ao estado. Elas conseguem aplicar doses de 0,1ml.

Vacinação em Taubaté
A procura pela vacina contra febre amarela nas UBS de Taubaté tem sido grande nos últimos dias. Desde a última quarta-feira, dia 10, os estoques que chegam do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) estão sendo esgotados nas unidades da Independência, Fazendinha, Mourisco, Aeroporto e Gurilândia.

Na manhã desta terça-feira, dia 16, um novo lote, com 400 doses, foi distribuído nas cinco unidades. Com a procura acima do normal e os esgotamentos recorrentes, a Secretaria de Saúde da cidade vem alertando os munícipes para que a vacina seja aplicada em caso de real necessidade.

Confira abaixo os municípios que recebem a vacina fracionada:

Aparecida

Arapeí

Areias

Bananal

Bertioga

Caçapava

Cachoeira Paulista

Canas

Caraguatatuba

Cruzeiro

Cubatão

Cunha

Diadema

Guaratinguetá

Guarujá

Igaratá

Ilhabela

Itanhaém

Jacareí

Jambeiro

Lagoinha

Lavrinhas

Lorena

Mauá

Mongaguá

Monteiro Lobato

Natividade da Serra

Paraibuna

Peruíbe

Pindamonhangaba

Piquete

Potim

Praia Grande

Queluz

Redenção da Serra

Ribeirão Pires

Rio Grande da Serra

Roseira

Santa Branca

Santo André

Santos

São Bento do Sapucaí

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

São José do Barreiro

São José dos Campos

São Juís do Paraitinga

São Paulo

São Sebastião

São Vicente

Silveiras

Taubaté

Tremembé

Ubatuba

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais