PREVENÇÃO Saúde

Saúde do homem é foco de mais uma edição do Novembro Azul

Ações de prevenção focam no diagnóstico precoce do câncer de próstata e diabetes


Em 28/10/2018 09:10 por redação/ Guia Taubaté


Saúde do homem é foco de mais uma edição do Novembro Azul
Campanha busca fortalecer as estratégias de saúde do homem (FOTO: Arquivo)

A partir da próxima quarta-feira (1), Taubaté veste azul para conscientização da sociedade e população masculina, em especial, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e diabetes.

O “Novembro Azul” tem o objetivo de fortalecer as estratégias de saúde do homem. Para isto, serão realizadas nas unidades de saúde palestrar educativas para a sensibilização do público masculino em aderir as consultas e aos programas disponíveis na rede (triagem para diabetes, hipertensão arterial, oferta dos testes rápidos, prevenção de tabagismo e hanseníase e estímulo à prática de atividade física).

Balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que foram registradas 20 mortes por câncer de próstata no município entre janeiro e setembro de 2018. Do total de casos, a grande maioria (10) ocorre em pacientes com mais de 80 anos. Em números absolutos, o total de casos se mantém o mesmo em relação ao mesmo período do ano passado.

A administração municipal alerta para a dosagem isolada do PSA (exame laboratorial) e o acompanhamento frequente da saúde do homem, ficando atento a qualquer sinal suspeito como: micção frequente; fluxo urinário fraco ou interrompido; vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria); sangue na urina ou no líquido seminal; e disfunção erétil.

Além do Novembro Azul, Taubaté aproveita o momento para realizar a triagem de novos casos de diabetes por meio do teste de glicemia capilar. Estima-se que a prevalência de diabetes média na população brasileira acima de18 anos seja de 6,9%. Em Taubaté, seriam previstos cerca de 16.870m novos casos.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais