À 00H Serviços

Horário de verão tem início em diversas regiões do país neste domingo

Norte e Nordeste não adotam o horário por estarem mais próximas da Linha do Equador e possuírem mais luminosidade em qualquer período do ano


Em 02/11/2018 11:11 por redação/Guia Taubaté


Horário de verão tem início em diversas regiões do país neste domingo
Relógios devem ser adiantados em uma hora a partir da meia noite de domingo (4) (FOTO: Divulgação)

Os brasileiros de 11 estados do país devem ajustar seus relógios a partir da meia noite deste domingo (4) devido ao início do horário de verão. Na ocasião, o horário é adiantado em uma hora em relação ao horário normal, até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2019.

Durante o período, os estados afetados são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal. Os demais estados, nas regiões Norte e Nordeste, não adotam o horário de verão pois a hora adiantada é necessária nos estados mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país possuem dias de verão mais longos, por conta disso, o horário de verão é adotado com o objetivo de estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda energética no horário das 18h às 21h.

Ainda de acordo com o Ministério, no período também há um aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado, por consequência do aumento da temperatura, o que neutraliza o impacto no sistema elétrico.

Enem 2018

Também no domingo será realizada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Por conta do horário de verão, o Ministério da Educação divulgou diferentes horários de abertura e fechamento dos portões nos locais de provas em cada estado.

Fonte: Agência Brasil

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais