INCLUSÃO Educação

Jovem autista conclui curso de Jornalismo com TG sobre a televisão brasileira

Dabyatã Chinaqui produziu um vídeo documentário que conta a história da TV no Brasil


Em 26/12/2018 18:41 por redação/ Guia Taubaté


Jovem autista conclui curso de Jornalismo com TG sobre a televisão brasileira
Dabyatã celebra a apresentação do TG ao lado das professoras Edilene Maia (à esq.) e Viviane Fushimi, e do orientador Maurílio Prado Láua (FOTO: Agnaldo de Jesus)

Entre os meses de novembro e dezembro de 2018, alunos do departamento de Comunicação Social da Universidade de Taubaté (Unitau) apresentaram seus Trabalhos de Graduação (TG). Entre os inúmeros aprovados, destaque para Dabyatã Chinaqui, do curso de Jornalismo.

O jovem é autista e, mesmo com os desafios apresentados pela síndrome – como socialização e comunicação - produziu um vídeo documentário sobre a história da televisão no Brasil.

Para o orientador do trabalho, o professor Maurílio de Prado Láua, outras características de Dabyatã prevaleceram no desenvolvimento do trabalho. “Ele é muito responsável, dedicado e profissional. Isso facilitou muito o processo de orientação. A sensação de ver o trabalho finalizado é emocionante”, conta.

O estudante escolheu fazer o documentário porque sempre gostou de assistir a esse gênero na televisão. Segundo ele, a história da TV brasileira é muito rica.

“Acho que a televisão brasileira não é muito reconhecida aqui no país e faltava esse tipo de conteúdo. Escolher o tema não foi difícil, ainda mais por ser algo de que eu gosto muito. Adquiri muito conhecimento ao longo da produção”, explica.

Para o orientador de Dabyatã, o resultado final do Trabalho de Graduação pode ser considerado uma verdadeira vitória. “Já formamos alunos deficientes visuais, auditivos e de mobilidade. Agora, formamos um autista. Isso mostra que não tem diferença entre alunos, quando há respeito, dedicação e profissionalismo. Para nós, é uma grande vitória. Para eles, ela é muito maior ainda”, disse o professor Maurílio.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais