PARA ELEVAR COBERTURA Saúde

Taubaté intensifica campanha contra febre amarela após baixa procura

Cobertura que deve ser de 95% da população no dia 17, está atualmente em 12,65%; zona rural é foco do “Dia D” neste sábado


Em 02/02/2018 17:02 por redação/Guia Taubaté


Taubaté intensifica campanha contra febre amarela após baixa procura
Taubaté vacinou apenas 12,65% da população; meta é de 95% (FOTO: Agência Brasil - EBC)

Tem início neste sábado, 3 de fevereiro, uma intensificação da campanha de vacinação contra a febre amarela em Taubaté. Nesta mesma data será realizado o primeiro “Dia D” contra a doença, com ações exclusivas na zona rural do município.

O novo plano de trabalho prevê o aumento em cerca de 30% do total de profissionais envolvidos na campanha, mutirões de vacinação casa a casa, expansão dos postos de vacinação e de unidades abertas aos sábados.

A prioridade é elevar o percentual de cobertura, que hoje está em 12,65%. Como comparativo, a Secretaria de Estado da Saúde estabelece como meta ao fim da vacinação, a cobertura total de 95% da população.

Corredor ecológico
Após a confirmação do vírus da febre amarela em um macaco encontrado no bairro do Areão no final do ano passado, foi mapeado um corredor ecológico composto por áreas de mata que segue até o Barreiro.

Todos os moradores em um raio de 300 metros a partir deste corredor precisam ser vacinados. Para isto, a vacinação casa a casa, que acontece neste sábado em bairros da zona rural, também terá início neste corredor com a participação de equipes das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Planalto, Santa Isabel e do Pamo Santa Fé. A vacinação neste corredor contará com o apoio de equipes do Qualist e do Consultório na Rua durante a semana. 

Equipes de ESF
A partir de segunda-feira, 5 de fevereiro, até o final da campanha, todas as unidades de ESF de Taubaté passarão a fazer a vacinação casa a casa. Taubaté possui atualmente 24 equipes de ESF responsáveis pelo atendimento de 23.114 famílias, o que representa 76.738 pessoas. 

A campanha em Taubaté continua em 27 unidades de saúde até o dia 17 de fevereiro. As unidades funcionam sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. E quatro unidades estão com horário estendido de atendimento ao público, té as 20h: UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto.

Dia D
Neste sábado, dia 3, e no último dia de campanha, dia 17, está prevista a participação de 15 equipes volantes em atividades casa a casa na zona rural, considerada prioritáriua para a vacinação. Não vai haver vacinação na zona urbana nestes dias.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais