SEMANA SANTA Cultura

Comunidades católicas de Taubaté celebram a procissão do fogaréu

Evento tradicional da igreja integra o calendário da Semana Santa e passará por quatro bairros do município


Em 21/03/2018 17:01 por redação/Guia Taubaté

Atualizado há 6 anos

Comunidades católicas de Taubaté celebram a procissão do fogaréu
Procissão tem início na Comunidade São Paulo Apóstolo (FOTO: Rogério Marques)

Na próxima terça-feira, 27 de março, às 19h30, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da Diocese de Taubaté, promove a tradicional procissão do fogaréu, que faz parte do calendário da Semana Santa.

A procissão conta com a participação dos músicos da bateria da Santa Fé, que levará ao som da percussão, a cultura e a verdadeira história da prisão de Jesus Cristo para alguns bairros de Taubaté, como: Vila Albina, Esplanada Santa Terezinha, Jardim Mourisco e Vila Aparecida.

O evento é uma tradição antiga da Igreja Católica, inspirada nas procissões da Espanha e Portugal. No Brasil, foi introduzida em Goiás, pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos em meados do século 18.

O percurso tem início na Comunidade São Paulo Apóstolo, onde os fiéis estarão com trajes de origem medieval e encapuzados, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar sua verdadeira identidade.

Durante o trajeto, na Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe acontecerá o ritual que representa a perseguição dos soldados romanos a Jesus na antiga Jerusalém.

Na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, 40 mulheres estarão vestidas de roupas pretas, rezando. E lá, na representação, um toque solene de Clarin marcará o momento da prisão de Jesus. Logo depois, caminharão até a Matriz Nossa Senhora Aparecida, onde será realizada uma breve celebração.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais