RELIGIOSO Serviços

Dia de São Benedito: conheça mais sobre o feriado

Data oficial do santo é em 5 de outubro, mas contexto histórico traz homenagem ao padroeiro dos negros e dos cozinheiros para a segunda-feira após a Páscoa


Em 29/03/2018 09:35 por Barbara Monteiro (sob supervisão de Mário Pereira)



Na próxima segunda-feira, 2 de abril, o taubateano ganha um dia a mais para descansar por conta do feriado de São Benedito. Mas você sabe quem foi o santo?

“São Benedito foi um santo franciscano que desde muito jovem já decidiu seguir a Deus. Quando jovem, conheceu outro franciscano que o conduziu para a ordem de Francisco. Passou 17 anos sendo eremita, orando solitariamente, e depois foi convidado a ser cozinheiro em um dos conventos franciscanos. Por isso é considerado o ‘santo cozinheiro’”. Contou o vigário do santuário de Santa Terezinha, Marcelo Henrique de Souza.

Na região, outras quatro cidades também comemoram a data: Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Lagoinha, e Pindamonhangaba.

Marcelo explicou que, apesar da data oficial ser no dia 5 de outubro, a tradição de celebrar o santo na segunda-feira após a páscoa teve início na época da escravidão, quando os escravos não podiam comemorar a páscoa junto com os “donos de terras”. Por conta disso, eles celebravam a data no dia seguinte, tendo São Benedito, um santo negro, como principal homenageado.

Em Taubaté, a Catedral de São Francisco das Chagas conta com referências ao religioso. No altar da igreja, uma imagem de São Benedito é vista ao lado de São Francisco e Santo Antônio. Além da escultura, uma relíquia com um pedaço do osso do santo é preservada e mantida no templo.

Antigamente, a região central da cidade, onde está localizada a catedral, foi palco de festejos em homenagem a data. Por conta da expansão do município, as atrações no local passaram a ser apenas religiosas, contando com missas, exposição das relíquias do santo, entre outros atrativos.

Além da igreja na região central, outro templo que comemora a data é o santuário de São Benedito, no bairro da Estiva. A programação na igreja contará com um café comunitário e uma missa de celebração.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais