GRIPE Saúde

Taubaté registra morte suspeita por Influenza

Óbito foi de um jovem de 19 anos; cidade registrou 13 mortes por gripe em 2017


Em 16/03/2018 12:22 por redação/Guia Taubaté


Taubaté registra morte suspeita por Influenza
Vacina contra gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus (FOTO: Agência Brasil - EBC)

A morte de um jovem de 19 anos na madrugada desta quinta-feira, 15 de março, intrigou a equipe da Vigilância Epidemiológica de Taubaté. Segundo o órgão, o quadro diagnóstico indica a suspeita de doenças virais, entre elas a influenza.

Amostras foram coletadas e encaminhadas para análise do instituto Adolfo Lutz. Segundo a Prefeitura Municipal, a expectativa é de que os resultados fiquem prontos em cerca de 15 dias.

Em 2017, a cidade de Taubaté registrou 13 mortes por influenza, sendo a última delas no dia 21 de dezembro. Do total de mortes, 5 foram pelo vírus H3N2 e 8 pelo vírus Influenza B.

O Ministério da Saúde orienta os moradores sobre cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.

A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral.

Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais