PARA CÃES E GATOS Serviços

CCZ promove vacinação de bloqueio contra raiva após caso confirmado no Vale do Una

Exame realizado neste mês deu positivo para a doença em uma égua de propriedade próxima a Zoonoses de Taubaté


Em 23/07/2018 17:41 por redação/ Guia Taubaté


CCZ promove vacinação de bloqueio contra raiva após caso confirmado no Vale do Una
Animais do CCZ já receberam bloqueio vacinal; donos de pets da região do Vale do Una devem procurar equipe volante de vacinação (FOTO: Divulgação)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taubaté confirmou nesta segunda-feira (23), um caso de raiva em uma égua nas proximidades da unidade, na região do Vale do Una. Por conta do ocorrido, o CCZ inicia nesta semana uma ação de bloqueio vacinal contra a raiva para cães e gatos do local específico.

A vacinação é preventiva e acontece após a confirmação do caso pelo Instituto Pasteur. O exame no animal deu positivo e indica uma linhagem de vírus transmitido pelo morcego hematófago (Desmodus rotundus).

Todos os animais abrigados no CCZ já receberam o bloqueio vacinal, segundo a Prefeitura de Taubaté. A expectativa da administração municipal é de que cerca de 150 cães e gatos da região do Vale do Una também sejam vacinados. Uma equipe volante vai se deslocar pela região durante esta semana e os proprietários também podem levar seus animais para serem vacinados no próprio Centro de Controle de Zoonoses.

Os proprietários de rebanhos de bovinos e equinos da região estão sendo aconselhados a procurar a vacina para os animais, mesmo que estes já tenham sido imunizados na campanha de vacinação contra a raiva e febre aftoso ocorrida em maio deste ano.

Os últimos casos de raiva herbívora registrados em Taubaté ocorreram em junho de 2017, com a confirmação em um cavalo, um burro e uma vaca.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o sistema nervoso central. Pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem.

O posto fixo do CCZ fica na Estrada dos Remédios, nº 2.764, no bairro dos Remédios. O telefone da unidade é o 5704-8048.


 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais