GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Profissionais dão dicas para melhorar a saúde no tempo seco


Otorrinolaringologista e Dermatologista citaram cuidados que podem melhorar o bem-estar nesse período

Publicado em 24/07/2018 18h21
por Barbara Monteiro (sob supervisão de Mário Pereira)

Essa época do ano costuma ser marcada pelo tempo frio e seco. Apesar dos dias ensolarados e temperaturas amenas, a baixa umidade do ar ainda tem prejudicado a população, que acaba sofrendo com problemas respiratórios e dermatológicos.

A doutora Márcia é otorrino, e explicou mais sobre como a mudança de clima afeta nossa saúde, prejudicando o sistema respiratório. “O ressecamento do ar favorece infecções pois nossa mucosa respiratória se defende através do muco e de um cílio. São eles que limpam todas as impurezas que inalamos. Como o frio inibe essa ação, essas partículas ficam mais tempo em contato conosco, o que causa a infecção”, afirmou.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o CPTEC, em Taubaté não há chuva significativa há mais de um mês. Desde junho, a cidade está em estado de atenção, devido à umidade do ar, que está abaixo de 30%.

Gabriela é uma das muitas pessoas que sofrem com o tempo seco, pois tem rinite e sinusite, doenças que costumam se agravar nessa época do ano. Ela contou que quando a situação piora, ela recorre a remédios, e até mesmo a métodos caseiros para aliviar, como antialérgicos, colírio, ou toalhas molhadas no cômodo em que está, para umidificar o ar.

Para não passar aperto, Márcia deu algumas dicas para melhorar a saúde respiratória nesse período. Alguns exemplos são deixar a janela aberta, não utilizar o ar condicionado nessa época, além de se hidratar bastante.

Não são só as doenças respiratórias que se agravam com o clima seco. A pele também sofre por conta da constante desidratação. A dermatologista Marcela Franco expôs os principais problemas causados pelo tempo seco.

“Além da pele ficar mais ressecada no tempo seco, a pele fica até mais irritada, descamativa, e algumas doenças de pele pioram nesse período”, disse.

A doutora também aconselhou sobre como se deve escolher os hidratantes corretos para deixar a pele mais saudável, evitando os possíveis problema, como olhar o rótulo, comprar os produtos em farmácias, e notar os ativos descritos nos rótulos dos hidratantes.

Nos próximos dias, a expectativa é de que a umidade do ar aumente, o que pode auxiliar na saúde da população. Apesar disso, o CPTEC informou que ainda não há previsão de chuva na cidade.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Oficina A. M. de Consertos
Assistência Técnica

Oficina A. M. de Consertos

Oficina A. M. de Consertos

(12) 3621-7...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias