INVERNO Saúde

Profissionais dão dicas para melhorar a saúde no tempo seco

Otorrinolaringologista e Dermatologista citaram cuidados que podem melhorar o bem-estar nesse período


Em 24/07/2018 18:21 por Barbara Monteiro (sob supervisão de Mário Pereira)



Essa época do ano costuma ser marcada pelo tempo frio e seco. Apesar dos dias ensolarados e temperaturas amenas, a baixa umidade do ar ainda tem prejudicado a população, que acaba sofrendo com problemas respiratórios e dermatológicos.

A doutora Márcia é otorrino, e explicou mais sobre como a mudança de clima afeta nossa saúde, prejudicando o sistema respiratório. “O ressecamento do ar favorece infecções pois nossa mucosa respiratória se defende através do muco e de um cílio. São eles que limpam todas as impurezas que inalamos. Como o frio inibe essa ação, essas partículas ficam mais tempo em contato conosco, o que causa a infecção”, afirmou.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o CPTEC, em Taubaté não há chuva significativa há mais de um mês. Desde junho, a cidade está em estado de atenção, devido à umidade do ar, que está abaixo de 30%.

Gabriela é uma das muitas pessoas que sofrem com o tempo seco, pois tem rinite e sinusite, doenças que costumam se agravar nessa época do ano. Ela contou que quando a situação piora, ela recorre a remédios, e até mesmo a métodos caseiros para aliviar, como antialérgicos, colírio, ou toalhas molhadas no cômodo em que está, para umidificar o ar.

Para não passar aperto, Márcia deu algumas dicas para melhorar a saúde respiratória nesse período. Alguns exemplos são deixar a janela aberta, não utilizar o ar condicionado nessa época, além de se hidratar bastante.

Não são só as doenças respiratórias que se agravam com o clima seco. A pele também sofre por conta da constante desidratação. A dermatologista Marcela Franco expôs os principais problemas causados pelo tempo seco.

“Além da pele ficar mais ressecada no tempo seco, a pele fica até mais irritada, descamativa, e algumas doenças de pele pioram nesse período”, disse.

A doutora também aconselhou sobre como se deve escolher os hidratantes corretos para deixar a pele mais saudável, evitando os possíveis problema, como olhar o rótulo, comprar os produtos em farmácias, e notar os ativos descritos nos rótulos dos hidratantes.

Nos próximos dias, a expectativa é de que a umidade do ar aumente, o que pode auxiliar na saúde da população. Apesar disso, o CPTEC informou que ainda não há previsão de chuva na cidade.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais