58ª EDIÇÃO Cultura

Em novo local, Festa do Folclore de Taubaté começa nesta quarta-feira

Organização tira evento da rua Imaculada com a esperança de atrair mais famílias; shows, apresentações culturais e comidas típicas estão entre as atrações


Em 22/08/2018 15:04 por Mário Pereira



Uma das festas mais tradicionais de Taubaté e da região metropolitana do Vale do Paraíba tem início nesta quarta-feira (22).

A Festa do Folclore chega à sua 58ª edição trazendo pela primeira vez uma temática, como conta o secretário de Turismo e Cultura, Márcio Carneiro: “Nós não trabalhávamos com essa questão temática. Começamos neste ano. Então pensamos, como estamos com problemas em nossos rios, e em nossas florestas, pensamos em colocar, dentro do nosso folclore, a ação da Cuca e do Curupira, que são os dois guardiões da mata”.

Tradicionalmente realizada na Rua Imaculada, a festa passa a acontecer no cruzamento das ruas dos Girassóis e das Camélias, em frente à Casa do Figureiro. O secretário municipal apontou a segurança como motivo para a alteração.

Ele contou que após a polícia entrar em contato com a promotoria, foi concluído que estava faltando segurança na festa. “Será uma festa bastante padronizada, circundada com muito policiamento, repaginada para a família, não só taubateana, mas sim do Vale ou até do mundo”, concluiu o secretário.

Nascido e criado na região da rua Imaculada, Vagner Campos é figura cativa na Festa do Folclore. Ele acredita que a mudança seja benéfica para o evento.  “Em termos de segurança, e do resgate de trazer a família de volta para a festa, vai ser muito importante. Vai resgatar muita coisa. O público que estiver na festa vai ter contato direto com os grupos que vem se apresentar. Vão poder degustar uma comida, apreciando um show no palco e a apresentação no solo desses grupos”.

Barbara Monteiro / Guia Taubaté

Dono de uma barraca de comida caipira, o figureiro conta com quais pratos pretende cativar o visitante do evento. “A comida tradicional que sempre levamos é o tutu de feijão com costelinha, torresmo e linguiça. E também tem a galinhada, que é um prato preparado no fogão a lenha. Nós montamos um fogão a lenha dentro do espaço na festa, para trazer aquele saudosismo para que vier”.

A pré-abertura da festa acontece nesta quarta-feira, com uma sessão solene em homenagem ao Dia do Folclore, no Teatro Metrópole, às 19h. Um pouco mais tarde, às 21h, sobem ao palco do local Noel Andrade e os Catireiros.

A abertura oficial da Festa do Folclore acontece na quinta-feira (23), às 20h30 da noite. No palco, apresentam-se a Academia de Capoeira Ginga Brasil, o Jongo Crioulo Taubaté e Flautins Matuá.

O evento segue até domingo, dia 26, com apresentações culturais, artesanatos, shows e com o melhor da culinária.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais