ELEIÇÕES 2018 Politíca

Técnico judiciário esclarece as principais dúvidas sobre o pleito

Perguntas relacionadas a lei seca, a justificativa do voto e os documentos necessários foram respondidas pelo profissional


Em 30/09/2018 11:18 por Barbara Monteiro


Técnico judiciário esclarece as principais dúvidas sobre o pleito
1º turno das eleições ocorre no dia 7 de outubro (FOTO: Divulgação)

Neste domingo, dia 30, restam exatamente sete dias para as eleições presidenciais de 2018. No dia 7 de outubro, os eleitores votam para os cargos de presidência da república, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.

Apesar de ser um dos assuntos mais comentados do país, algumas dúvidas ainda cercam o eleitor. Por conta disso, o técnico judiciário Gerson França, da 407ª Zona eleitoral de Taubaté, respondeu algumas perguntas sobre o pleito.

  • O que preciso levar no dia do voto?

“Na data, é necessário levar apenas um documento oficial com foto (RG, passaporte e CNH são alguns exemplos). Já aqueles que cadastraram a biometria também podem baixar o aplicativo “e-título”, disponível de forma gratuita nas plataformas do Android e IOS, e mostrar o aplicativo para os mesários. O mais recomendado, entretanto, é apresentar o próprio título de eleitor para um processo mais rápido.”

  • Como descubro onde fica minha seção?

“Na aba “Serviços ao eleitor” do site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-sp.jus.br), o interessado preenche seus dados e na página será possível descobrir onde é sua seção eleitoral.”

  • Como justifico meu voto?

“Todos os municípios possuem locais para que os eleitores possam justificar. Após o domingo, aqueles que não votaram tem um prazo de 60 dias para justificar em seu cartório eleitoral. Em alguns casos, o juiz eleitoral decide cancelar a multa, que normalmente possui o valor de R$3,51.”

  • Haverá voto em trânsito em Taubaté?

“Sim. O voto em trânsito funciona no departamento de engenharia mecânica da Universidade de Taubaté. Podem votar aqueles que fizeram o cadastramento para esse tipo de voto, entre julho e agosto deste ano. O voto em trânsito funciona como uma forma de transferência temporária do título para aqueles que não vão estar em sua cidade de voto.”

  • A Lei Seca no dia das eleições funciona em Taubaté?

“Alguns estados aderem à Lei Seca no dia do pleito, isto é, a proibição da venda de bebidas alcoólicas na data. A medida é tomada pelo governador do estado, e, em São Paulo, essa medida não é aplicada desde 1996.”

Em Taubaté, o pleito acontece em mais de 70 seções eleitorais, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas nos cartórios eleitorais do município, pelos telefones 3632-7062 (407ª zona eleitoral) e 3621-8618 (141ª zona eleitoral).

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais