PROJETO MUNICIPAL Politíca

Guardiã Maria da Penha torna-se lei em Taubaté

Iniciativa busca proteger mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, por meio da atuação da Guarda Civil


Em 21/10/2019 16:45 por Redação/ Guia Taubaté


Guardiã Maria da Penha torna-se lei em Taubaté
Trabalho será realizado pela Guarda Civil Municipal em Taubaté (FOTO: Divulgação/PMT)

A Prefeitura de Taubaté sancionou na última semana, uma lei de autoria do prefeito Ortiz Junior (PSDB), que institui o Projeto Guardiã Maria da Penha no município. A iniciativa é voltada à proteção de mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Municipal.

Segundo o texto, são diretrizes do projeto: prevenir e combater a violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres; monitorar o cumprimento das normas que garantem a proteção das mulheres e a responsabilização dos autores de violências contra elas; e promover o acolhimento humanizado e a orientação às mulheres, em situação de violência, por guardas previamente capacitados.

De acordo com a lei, caberá à Secretaria de Inclusão Social definir as diretrizes para o atendimento das mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, e o projeto poderá promover a articulação de suas ações com outras políticas desenvolvidas em âmbito federal, estadual e municipal.

Ainda segundo o projeto, poderão ser firmados convênios, contratos de repasse, termos de cooperação, ajustes ou instrumentos congêneres com o Ministério Público, entre outros meios, para execução do Guardiã Maria da Penha.

O teor completo da lei pode ser conferido no site da Câmara Municipal de Taubaté.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais