PESQUISA Serviços

Taubaté é classificada com a 10° melhor cidade em ranking de saneamento

Levantamento nacional realizado pela Abes avaliou 1.884 municípios do país em 2019


Em 14/10/2019 14:47 por Redação/ Guia Taubaté


Taubaté é classificada com a 10° melhor cidade em ranking de saneamento
Taubaté subiu sies posições em relação a pesquisa de 2018 (FOTO: Divulgação/PMT)

O ranking de saneamento básico da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) apontou que Taubaté é a 10ª cidade do país no quesito de universalização do saneamento em 2019.

Segundo a Prefeitura Municipal, o levantamento reúne dados relativos ao abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. O ranking ainda avalia as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras e também são apresentados dados sobre as DRSAI (Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado) nos municípios.

Para a avaliação dos itens, o Abes coletou informações no SNIS (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) e no Ministério da Saúde por meio do DataSUS. No total, 1.884 cidades foram avaliadas pela pesquisa.

Taubaté atingiu nesta edição do levantamento 498,91 e integra o grupo de municípios de grande porte (acima de 100 mil habitantes) dentro da categoria rumo à universalização. No ano passado a cidade ficou na 16° posição com 496,97 pontos.

 O município está entre aqueles com menores indicadores de internações por DRSAI (3). O indicador também apresentou redução em relação a 2018, quando foi de 3,93. Em sua maioria, as DRSAI são típicas de ambientes precários, sem saneamento básico ou com saneamento inadequado. Para este estudo, dentre as DRSAI, são utilizadas doenças como diarreias, febres entéricas e hepatite A. Sobre elas, calculou-se a taxa de internações média por 100.000 habitantes.

 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais