PREVENÇÃO Saúde

Hospital Regional realiza mais de 2,5 mil consultas ligadas ao câncer de próstata

No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate a doença e ações de conscientização acontecem em todo país


Em 10/11/2019 11:02 por redação/ Guia Taubaté


Hospital Regional realiza mais de 2,5 mil consultas ligadas ao câncer de próstata
Somente em 2019 foram realizados 2.524 atendimentos no HR de Taubaté (FOTO: Arquivo/ Guia Taubaté)

No dia 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao câncer de próstata. Durante todo o mês acontecem ações voltadas ao diagnóstico precoce e prevenção à doença em todo o país.

Em Taubaté, o Hospital Regional realizou 2.524 atendimentos ligados ao câncer de próstata durante o ano. Os números compreendem todos os atendimentos de internação, cirurgias, urgência e atendimento ambulatorial. O índice é 15% maior que o total do mesmo período de 2018.

Segundo o hospital, o tumor maligno de próstata é diagnosticado a partir de exames preventivos, os quais devem ser realizados por homens a partir dos 50 anos, idade na qual a incidência da doença aumenta. Eles englobam o exame de sangue, conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico), e o toque retal.

Homens negros ou com histórico familiar de câncer de próstata ou mama são mais propícios a desenvolverem a doença, portanto, recomenda-se que, em casos como estes, os exames de rastreamento precoce sejam feitos a partir dos 45 anos.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia que possibilita melhor chance de tratamento e cura. Neste período, a doença pode ter evolução silenciosa e com nenhum sintoma. Já na fase avançada, o paciente pode apresentar dor óssea, sintomas urinários e até infecção generalizada ou insuficiência renal.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais