TRATAVA UM CÂNCER Politíca

Morre, aos 77 anos, o ex-deputado Ary Kara

Político foi vereador em Taubaté, além de deputado estadual e federal


Em 01/11/2019 11:47 por redação/ Guia Taubaté


Morre, aos 77 anos, o ex-deputado Ary Kara
Ary Kara foi vereador em Taubaté entre os anos de 1969 e 1973 (FOTO: Divulgação/ CMT)

A cidade de Taubaté perdeu nesta sexta-feira, 1º de novembro, um dos políticos mais influentes da cidade nas últimas décadas. Na manhã de hoje, morreu o ex-vereador, deputado estadual e federal Ary Kara José. Ele estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e se tratava de um câncer. 

O velório  será realizado no saguão da Câmara de Taubaté a partir das 15h desta sexta-feira. No sábado (2), às 9h, será realizada missa de corpo presente e, em seguida, o enterro, no cemitério do Convento Santa Clara.

Ary Kara nasceu em Neves Paulista, em 26 de março de 1942, filho de José Kara José e Julieta Kara José. Tem dois filhos, Ary Filho (que também foi vereador em Taubaté) e Julieta.

Ele concluiu o ensino médio e técnico em Química Industrial na Escola Oswaldo Cruz, de São Paulo, e formou-se em Direito pela Universidade de Taubaté. Foi presidente do Diretório Acadêmico Prof. Ulysses Guimarães. Empresário e profissional liberal, foi advogado e atuou em diversos segmentos. Presidiu o Esporte Clube Taubaté de 2009 a 2012 e teve grande influência no futebol amador da cidade.

A lista de títulos, homenagens, medalhas e comendas inclui a de Mérito Universitário da Unitau, diploma da Academia de Letras do Vale do Paraíba, comendas do Distrito L-16 do Lions Club de Taubaté, medalha Infante Dom Henrique – Sociedade Cultural e Condecorativa do Brasil, título de irmão benemérito da Irmandade de Misericórdia de Taubaté, diplomas de honra ao mérito do Banco de Sangue Taubaté, do Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Taubaté e do Instituto Médico-Legal do Estado de São Paulo, mérito Jurídico da Associação dos Advogados de Taubaté, Agente Policial Civil Número 1 da Associação dos Agentes Policiais Civis do Estado de São Paulo e homenagem da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais.

Foi filiado ao MDB, PPB e PTB. Presidiu o diretório municipal do MDB, foi líder do partido e coordenou encontros estaduais e nacionais de prefeitos e vereadores na região do Vale do Paraíba.

Em 1968 candidatou-se a vereador em Taubaté pelo MDB e foi eleito com 990 votos para a 6ª Legislatura (01/02/1969 a 31/01/1973). Foi líder de seu partido e vice-presidente em 1970.

Em 1972, candidatou-se a prefeito e contribuiu para a vitória de seu partido, ao obter 7.043 votos. Foi deputado estadual de 1983 a 1991 e deputado federal de 1991 a 2003 e de 2005 a 2007 pelos partidos PMDB, PPB e PTB. Foi secretário de Assuntos Fundiários do Estado de São Paulo entre 1999 e 2003.

Na Câmara de Taubaté, foi homenageado em duas oportunidades: pelo vereador Celso José de Brum, que o concedeu o título de cidadania em 1984, e pelo vereador José Francisco Saad, que em 1997 o condecorou com a comenda Jacques Félix.

Repercussão
Vereadores da atual legislatura, Digão (PSDB), Rodson Lima Bobi (PV) e Vivi da Rádio (PSC) se manifestaram por meio de redes sociais. O parlamentar do PSDB lamentou o falecimento de Ary Kara e o chamou de “Governador do Vale”, como era conhecido. A Câmara Municipal também emitiu uma nota, destacando a trajetória do ex-vereador.

A Prefeitura de Tremembé, por meio do prefeito Marcelo Vaqueli (PSB), emitiu uma nota de pesar pela morte do ex-deputado.

Já o Esporte Clube Taubaté, clube do qual Ary foi presidente e torcedor, relembrou momentos de quando o político esteve à frente do clube. “Apaixonado pelo Alviazul, Ary foi presidente de 2009 a 2012, em cargo que exerceu com muita dedicação e empenho. Além de presidir o time no histórico acesso de 2009, também foi responsável direto pelo fim de muitas dívidas e por resolver importantes situações que mantiveram o clube vivo em momentos tão difíceis. Após o mandato, se manteve atuante como importante conselheiro vitalício”.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais