374 ANOS Serviços

Professora fala sobre evolução de Taubaté no aniversário da cidade

Aposentada foi a única mulher a receber o título de cidadania taubateana na Câmara Municipal em 2019


Em 05/12/2019 08:22 por Giovana Bertti (sob supervisão de Mário Pereira)


Professora fala sobre evolução de Taubaté no aniversário da cidade
Professora aposentada é de Guaratinguetá, mas se mudou para Taubaté ainda criança (FOTO: Divulgação/ CMT)

No dia 5 de dezembro de 1645 era criado o município de Taubaté, que completa 374 anos nesta quinta-feira. O município, que foi fundado por Jacques Felix, passou por diversos momentos na história e se tornou um dos mais importantes do interior paulista.

A cidade de Monteiro Lobato, Hebe Camargo e tantos outros que marcaram época, passou a contar com mais 13 taubateanos, devidamente reconhecidos pela Câmara Municipal. Em Novembro, os vereadores entregaram 13 títulos de cidadania taubateana.

Cidadã taubateana
Para celebrar o aniversário e lembrar do passado do município, o Guia Taubaté conversou com a única mulher homenageada com o título no Legislativo: a professora aposentada Vanda Aparecida Varzea Cursino.

A docente, que é natural de Guaratinguetá, se mudou para Taubaté ainda criança e acompanhou todas as modificações vividas pela cidade nos últimos 70 anos.

Sobre a infância em Taubaté, a professora da Unitau (Universidade de Taubaté) contou que o município era tranquilo e que os moradores se sentiam seguros vivendo na cidade.

Já atualmente, Vanda Aparecida acredita que a cidade cresceu, mas que as políticas públicas básicas – como educação, segurança, saúde, cultura e moradia- foram esquecidas pelos governantes.

Segundo a aposentada, a cidade disponibiliza os serviços públicos para os moradores, mas não em quantidade suficiente – principalmente para população com renda mais baixa.

Visando o futuro e para o município poder se manter entre os maiores do interior de São Paulo, a professora aposentada acredita que as questões de políticas públicas básicas devem ter maior alcance para que a população possa se desenvolver.

“O acesso à educação, saúde e cultura devem ser os melhores para os moradores para que a cidade possa crescer no futuro”, finaliza Vanda Aparecida.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais