Anuncie sua empresa no Guia de Empresas

Anuncie
GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Museu da Agricultura recebe eventos que ressaltam acervo


Primeira visita guiada terá a presença de professores da Universidade de Taubaté

Museu da Agricultura recebe eventos que ressaltam acervo Museu conta com acervo coletado pelo falecido professor Osny Guarnieri Filho (Foto: Divulgação)
Publicado em 24/03/2019 17h22 - Atualizado há 118 anos
por redação/ Guia Taubaté

O Museu da Agricultura de Taubaté, localizado no distrito de Quiririm, recebe a partir do próximo mês, uma série de quatro eventos, que buscam ressaltar o acervo histórico do local.

No dia 13 de abril, as atividades têm início com uma Visita Guiada, a partir das 9h. Na oportunidade, o público poderá conhecer um pouco mais sobre as máquinas que compõem o acervo que documenta a história da agricultura da cidade e da região. Em seguida, às 10h, começará a Roda de Conversas, sobre a história do Museu da Agricultura e a importância do acervo.

Criado em 2003, o museu conta com acervo coletado pelo falecido professor da Universidade de Taubaté (Unitau), Osny Guarnieri Filho.

O Museu reúne um conjunto de artefatos substancial para a compreensão da agricultura e o uso das várzeas do Rio Paraíba do Sul, que teve início na virada do século XIX, quando foram implantadas 4 colônias agrícolas para receber imigrantes, como foi o caso de Quiririm. A partir de 1938, o uso das várzeas foi incrementado pelo Serviço de Melhoramentos do Vale do Rio Paraíba (origem ao DAEE, Departamento de Águas e Energia Elétrica em 1951) que construiu um sistema de barragens, hidrelétricas e polders, que tornaram a várzea uma extensa área de plantio, de Jacareí a Cachoeira Paulista.

A Visita Guiada contará com a presença dos professores Carlos Moure Cícero, do departamento de Ciências Agrárias da Unitau. Já a roda de conversas será uma homenagem ao legado do professor Osny Guarnieri, com a presença e o relato de Felipe Guarnieri (filho), Rute Cursino de Moura Guarnieri (esposa) e do ex-prefeito José Bernardo Ortiz. 

O Museu da Agricultura está ao lado do Museu da Imigração Italiana, no distrito de Quiririm.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Movilam - Pisos Laminados e Móveis Planejados
Pisos e Revestimentos

Movilam - Pisos Laminados e Móveis Planejados

Pisos laminados e móveis planejados!

(12) 3426-4...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias