Anuncie sua empresa no Guia de Empresas

Anuncie
GUIA DE EMPRESAS
Busque aqui: (produtos, serviços, etc)
Publicidade

Museu da Agricultura recebe eventos que ressaltam acervo


Primeira visita guiada terá a presença de professores da Universidade de Taubaté

Museu da Agricultura recebe eventos que ressaltam acervo Museu conta com acervo coletado pelo falecido professor Osny Guarnieri Filho (Foto: Divulgação)
Publicado em 24/03/2019 17h22 - Atualizado há 118 anos
por redação/ Guia Taubaté

O Museu da Agricultura de Taubaté, localizado no distrito de Quiririm, recebe a partir do próximo mês, uma série de quatro eventos, que buscam ressaltar o acervo histórico do local.

No dia 13 de abril, as atividades têm início com uma Visita Guiada, a partir das 9h. Na oportunidade, o público poderá conhecer um pouco mais sobre as máquinas que compõem o acervo que documenta a história da agricultura da cidade e da região. Em seguida, às 10h, começará a Roda de Conversas, sobre a história do Museu da Agricultura e a importância do acervo.

Criado em 2003, o museu conta com acervo coletado pelo falecido professor da Universidade de Taubaté (Unitau), Osny Guarnieri Filho.

O Museu reúne um conjunto de artefatos substancial para a compreensão da agricultura e o uso das várzeas do Rio Paraíba do Sul, que teve início na virada do século XIX, quando foram implantadas 4 colônias agrícolas para receber imigrantes, como foi o caso de Quiririm. A partir de 1938, o uso das várzeas foi incrementado pelo Serviço de Melhoramentos do Vale do Rio Paraíba (origem ao DAEE, Departamento de Águas e Energia Elétrica em 1951) que construiu um sistema de barragens, hidrelétricas e polders, que tornaram a várzea uma extensa área de plantio, de Jacareí a Cachoeira Paulista.

A Visita Guiada contará com a presença dos professores Carlos Moure Cícero, do departamento de Ciências Agrárias da Unitau. Já a roda de conversas será uma homenagem ao legado do professor Osny Guarnieri, com a presença e o relato de Felipe Guarnieri (filho), Rute Cursino de Moura Guarnieri (esposa) e do ex-prefeito José Bernardo Ortiz. 

O Museu da Agricultura está ao lado do Museu da Imigração Italiana, no distrito de Quiririm.

espaço publicitário do Guia de Empresas
Manuka Móveis
Móveis em Geral

Manuka Móveis

Fabricante de móveis com estruturas em aço revestidos com pintura automotiva, modernos e duráveis....

(12) 982461...

Comentários

Utilize o Facebook para comentar a notícia

Ver todas as noticias