ESPECIAL Cultura

Sesc Taubaté anuncia programação sobre Meio Ambiente para mês de junho

Atividades buscam estimular reflexões e trocar experiências sobre sustentabilidade


Em 29/05/2019 12:19 por redação/ Guia Taubaté


Sesc Taubaté anuncia programação sobre Meio Ambiente para mês de junho
Unidade será palco para reflexões e trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais (FOTO: Divulgação/ Sesc Taubaté)

No mês em que é celebrado o Meio Ambiente, o Sesc Taubaté programa atividades especiais sobre o tema. Em junho, a unidade será palco para “reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais”.

Entre os destaques do mês, estão atividades que visam estimular reflexões e experiência em sustentabilidade, além de práticas voltadas à proteção do ambiente e das pessoas.

A programação tem início na próxima quarta-feira (5), com o bate-papo “Consumo Consciente e Impacto Ambiental”. A partir da exibição do filme “Uma Gota.doc”, haverá uma conversa sobre como aplicar os 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) da sustentabilidade no dia a dia. O evento será conduzido pela engenharia de produção e fundadora do Pratique, Nativa Villalta.

Confira a programação completa:

Bate-Papo “Consumo Consciente e Impacto Ambiental”
A partir da exibição do filme Uma Gota.doc, haverá um bate-papo sobre como aplicar os 5Rs (Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) da sustentabilidade no dia a dia. O documentário traz uma reflexão sobre os impactos do lixo marinho global e possíveis soluções. Traga seu potinho para pipoca!
 
Com Nativa Villalta, engenheira de produção e fundadora da Pratique.
Dia 5, quarta, 19h às 21h30
Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento
 
Bate-papo "Empreendedorismo Coletivo"
Unindo iniciativas que valorizam as relações humanas, o empreendedorismo
coletivo pode ser um novo modelo sustentável de negócios. A conversa parte das
vivências da UMA - Casa Colaborativa, de Taubaté.
Com Pamela Mello, idealizadora da UMA - Casa Colaborativa.
16 anos.
Grátis.
8/6. Sábado, 10h às 12h.
Inscrições na Central de Atendimento.
 
Feira Troca De Roupas E Acessórios
Venha participar da feira de troca de roupas e acessórios (sapatos, bolsas e cintos), dando nova oportunidade àquelas peças que estavam paradas no seu guarda-roupa, e de quebra saia com uma nova peça favorita. Vamos semear valores de sustentabilidade e questionar hábitos de consumo, promovendo a moda consciente.
Para participar, inscreva-se enviando e-mail para: projetomodar@gmail.com. Após a inscrição, leve até 20 peças (em sacolas) à Central de Atendimento do Sesc Taubaté nos dias 1 e 2/6, das 10h às 17h, e dias 4 e 5/6, das 13h às 20h. O Projeto Modar fará a curadoria e pontuará as peças de acordo com o estado de conservação e higiene. No dia da feira você poderá trocar seus pontos por outras peças. Não haverá devolução de itens, as peças que sobrarem serão doadas a uma instituição parceira do Programa Lixo: Menos é Mais do Sesc Taubaté. Informações: projetomodar@gmail.com / instagram: @projetomodar.
 
Com Projeto Modar.
Dia 8, sábado, 14h às 18h.
 
Oficina "Composteira Doméstica"

A partir de resíduos orgânicos (cascas de frutas, borra de café, talos, etc), os participantes farão sua própria composteira doméstica, entendendo conceitos e tecnologias do processo de compostagem.
Com BioCiclo.
14 anos.
9/6. Domingo, 10h às 12h.
Inscrições na Central de Atendimento.
 
Oficina "Manejo da Floresta Comestível: Solos e Ciclagem de Nutrientes"
O solo será o tema deste encontro que parte dos princípios da agroecologia para práticas pedagógicas. Mitos e verdades, tipos, nomenclaturas e a importância da biomassa serão alguns dos assuntos abordados.
Com Leco, da SerrAcima, e Renato Suiní.
12 anos.
Grátis.
15 e 16/6. Sábado e domingo, 9h30 às 12h30.
Inscrições na Central de Atendimento.
 
Oficina Absorventes Ecológicos
Uma mulher, em sua vida fértil, chega a utilizar 10 mil absorventes descartáveis que irão parar nos aterros sanitários ou na natureza. Feitos de materiais plásticos, demoram até 600 anos para sua total decomposição. Vamos nos valer da arte ancestral da costura para fomentar hábitos sustentáveis, trazendo a importância do consumo consciente e da nossa responsabilidade pessoal em enfrentar os problemas ambientais dos resíduos que produzimos.
 
Com Maria Candida Lopes.
 
Dias 15 e 16, sábado e domingo, 14h às 16h
 
Oficina sequencial. Inscrições na Central de Atendimento.
 
Bate-papo "Ecologia Feminina e na Primeira Infância: Alternativas para Cuidar do Corpo e do Ambiente"
Alternativas naturais e ecológicas para cuidar de seu corpo e da natureza, como o ecoabsorvente, o coletor menstrual e as fraldas ecológicas, livres de químicas, agrotóxicos e plásticos.
Com Cristina Eustáquia, ginecologista natural, e Raquel Barbosa, pediatra.
14 anos.
Grátis.
29/6. Sábado, 10h às 12h.
Inscrições na Central de Atendimento.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais