ENTREVISTA Esporte

“Voltar para cá é como voltar para casa”, diz Lipe sobre retorno ao Taubaté

Campeão olímpico defendeu time do Vale do Paraíba nas temporadas 2014/2015 e 2015/2016


Em 30/07/2019 14:37 por Redação/ Guia Taubaté


“Voltar para cá é como voltar para casa”, diz Lipe sobre retorno ao Taubaté
Lipe volta ao clube após três temporadas fora do Taubaté (FOTO: Renato Antunes/ Maxx Sports )

O Vôlei Taubaté iniciou na última segunda-feira (29), na terceira semana de pré-temporada. Os atuais campeões da Superliga treinam visando primeiramente a disputa do Campeonato Paulista. Sem o técnico Renan Dal Zotto e outros sete atletas com a Seleção Brasileira, o time do Vale do Paraíba tem como um dos destaques o ponteiro Lipe, de 35 anos, que volta ao clube após três temporadas fora.

Entre 2016 e o primeiro semestre desse ano, o atleta conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, e defendeu o Halkbank, da Turquia (2016/2017), e o Sesi-SP (2017-2019). Agora, ele volta a defender as cores do Taubaté, time pelo qual venceu dois Campeonatos Paulista e uma Copa do Brasil.

Em entrevista, o ponteiro fala sobre a volta ao Taubaté, os desafios da temporada e o segredo para aguentar toda uma temporada aos 35 anos de idade. Confira o conteúdo completo abaixo:

Como você se sente ao voltar a vestir a camisa do Taubaté três anos depois, e com o currículo acrescido de um Ouro nas Olimpíadas Rio 2016?
Lipe - Para mim é sensacional voltar para cá. Foram anos inesquecíveis da minha carreira quando vesti a camisa do Taubaté (de 2014 a 2016), ainda era o início do projeto da equipe, mas já existia uma mentalidade vencedora que já era demonstrada em quadra. Voltar para cá é como voltar para casa. Gosto não só do clube como um ótimo local de trabalho, mas também gosto muito da cidade de Taubaté, morar aqui é muito bom, é uma cidade tranquila, gostosa, que mesmo sendo de interior, tem tudo o que uma cidade grande tem.

Você foi protagonista de grandes duelos principalmente nos playoffs finais da última Superliga, vestindo a camisa do Sesi-SP e enfrentando o Taubaté. Como é essa sensação de agora estar do lado de cá?
Lipe - Estou muito feliz de ter sido convidado para voltar a jogar aqui. A equipe busca objetivos grandes, então isso quer dizer que eu continuo desempenhando o meu voleibol em alto nível. Isso me dá muito prazer. Tenho certeza, desde que vi a composição da nossa equipe, o elenco que nós temos, que os objetivos são de ganhar tudo o que formos disputar, Campeonato Paulista, Superliga, Copa do Brasil e o Sulamericano. No meu coração a vontade é de conseguir essa vaga para o Taubaté no Mundial de Clubes. Acho que o time e a cidade merecem isso, por toda a trajetória que a equipe construiu. Seria maravilhoso nós conseguirmos essa vaga e colocar o Taubaté num nível mundial.

Aos 35 anos, qual o segredo para aguentar a longa e desgastante temporada, com várias competições e um alto nível de exigência?        
Lipe – Nós sempre comentamos que são muitos jogos e que a rotina é cansativa, mas nós, atletas, estamos acostumados com isso. Em relação às condições físicas, acaba sempre surgindo uma ou outra lesão, e isso quem vai gerir é o staff técnico. O Renan (Dal Zotto), assim como toda a competente comissão técnica que nós temos, vai fazer esse trabalho de rodízio quando possível, um trabalho de preparação física direcionado, etc. Aqui no Taubaté nós temos uma estrutura maravilhosa, que não se vê em outros times. Estrutura de avaliação física e biológica, é incrível o que nós temos aqui, e isso ajuda demais para que nós possamos nos manter em boas condições para jogar e ajudar o time. Esse controle por parte da comissão técnica é importante para que nós tenhamos um aviso, um alarme de quando estamos num momento de fadiga e uma possível lesão possa nos atingir. Acho que de forma geral estamos preparados e guarnecidos para encarar essa temporada de muitos jogos. 

O primeiro desafio já começa em agosto, com o Campeonato Paulista e a busca pelo hexacampeonato. Quais as suas expectativas para mais esta edição do estadual? 
Lipe – O Campeonato Paulista é o segundo campeonato mais forte do Brasil, perdendo só para a Superliga. São várias equipes de São Paulo que se destacam no nacional, então é sempre um campeonato duro. Infelizmente a edição deste ano terá duas equipes a menos, o que é lamentável, tanto para o público, quanto para atletas, claro. Mas vejo o Paulista, principalmente em sua fase de decisão, como um torneio bem forte. Nós teremos a questão dos atletas que ainda estão com a Seleção, e não deverão jogar a primeira fase, mas nos playoffs com certeza veremos uma prévia do quão forte será a próxima Superliga. Acredito que não fugirá muito do que vimos no último Paulista e, claro, na Superliga. Taubaté e SESI são os favoritos, e o (Vôlei Renata) Campinas chega como uma terceira força interessante. Vai ser uma bela preparação para a Superliga.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais