LEGISLATIVO Politíca

Câmara de Taubaté derruba veto a divulgação sobre espera nas unidades de saúde

Decisão amparada pela Secretaria de Saúde diz que unidades de urgência e emergência são locais de atendimento diferenciado


Em 25/11/2020 12:52 por redação/ Guia Taubaté


Câmara de Taubaté derruba veto a divulgação sobre espera nas unidades de saúde
Plenário da Câmara na última terça-feira (24) (FOTO: Camila Tarso)

Os vereadores de Taubaté rejeitaram na sessão da última terça-feira (24), o veto ao projeto de lei, que estabelece a divulgação de informações sobre o tempo de espera e números de pacientes aguardando atendimento em unidades de saúde de Taubaté.

A proposta, de autoria dos vereadores Digão (Progressistas) e Neneca (PDT), estabelece que unidades de saúde de urgência e emergência informarão o tempo estimado de espera e o número de pacientes que aguardam atendimento, classificados por tipo de procedimento e gravidade.

As informações serão colocadas em local visível e acessível ao público, preferencialmente por meio eletrônico. O objetivo é “evitar que surjam ruídos ou indignações pela demora no atendimento”.

O veto é amparado no parecer da Secretaria de Saúde. Segundo o documento, “unidades de urgência e emergência são locais de atendimento diferenciado, pois visa atender as situações de risco de vida, motivo pelo qual a ordem de atendimento é realizada pela classificação de risco do paciente”.

Além disso, o texto ainda pontua: “Tendo em vista as mais diversas situações vividas diariamente, a divulgação do tempo de espera se faz prejudicado, pois não há como mensurar tal situação, pois um acidente pode chegar e já ser atendido, ou, em casos menos gravosos, poderá aguardar um tempo maior”.

Com a derrubada do veto, o projeto deverá ser promulgado pelo presidente da Casa, vereador Boanerge (PTB).

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais