ELEIÇÕES 2020 Politíca

Câmara de Taubaté divulga nota sobre ausência de candidato em debate

Saud desistiu de participar do evento organizado pela TV Câmara após alegar vazamento de perguntas


Em 26/11/2020 13:08 por redação/ Guia Taubaté


Câmara de Taubaté divulga nota sobre ausência de candidato em debate
Debate se transformou em entrevista com a candidata Loreny (Cidadania) (FOTO: José Arnaut)

A última quarta-feira (25) foi de polêmica na reta final das campanhas do 2º turno da eleição municipal em Taubaté. O candidato à Prefeitura, José Saud (MDB), alegou “suspeita de vazamento de perguntas que seriam feitas” e cancelou sua participação no debate promovido pela TV Câmara de Taubaté. O encontro acabou acontecendo somente com a candidata Loreny (Cidadania).

Ainda no período tarde, a coligação de Saud protocolou um documento em que aponta suposto vazamento, após um membro do Conselho da TV acionar a Ouvidoria da Casa.

Em nota assinada pelo presidente da Câmara, vereador Boanerge (PTB), é confirmado que um dos conselheiros publicou em um grupo de WhatsApp uma denúncia de que teria ocorrido vazamento das perguntas que deveriam ser feitas no debate. O mesmo ouvidor se reuniu com o Diretor de Comunicação da TV Câmara, Júlio César Zacarias Rocha, que esclareceu ser impossível a divulgação, uma vez que as perguntas “sequer tinham sido elaboradas.

Após os esclarecimentos, ficou decidido que quatro perguntas seriam elaboradas até às 19h30, com acompanhamento do Conselho da TV, com a participação de um representante de cada coligação, visando assegurar a transparência e lisura do processo.

Assim como já havia sido definido por meio de regras, o embate entre os dois candidatos foi substituído por uma entrevista Loreny, já que o candidato Saud não compareceu.

O postulante realizou quase no mesmo horário uma live com a candidata à vice-prefeita pela sua chapa, Adriana Mussi (MDB), e com o Capitão Souza (PRTB), que foi candidato no primeiro turno e terminou na 4ª colocação.

Confira abaixo a nota oficial da Câmara de Taubaté:

A Câmara Municipal de Taubaté vem, através desta NOTA OFICIAL, esclarecer a toda população de Taubaté sobre o comunicado enviado pelo candidato à Prefeitura de Taubaté, José Saud-MDB sobre sua ausência no debate da TV Câmara Taubaté, marcado para esta quarta-feira, dia 25 de novembro de 2020, a partir das 21h. A Coligação “Unidos por uma Taubaté Melhor” protocolou, na secretaria da Câmara Municipal, às 15 horas e 20 minutos, representação sobre um suposto vazamento de perguntas que seriam feitas no debate com objetivo de beneficiar um determinado candidato. Dos fatos, esclarecemos que na data de ontem, dia 24/11/2020, o ouvidor do Conselho Público da TV Câmara, Sr. Mário Jefferson Leite Melo, publicou no grupo de WhatsApp do referido Conselho uma denúncia de que teria ocorrido vazamento das perguntas que deveriam ser feitas no debate da TV Câmara desta quarta-feira. Imediatamente, o Presidente do Conselho, vereador João Henrique – Dentinho, determinou a apuração dos fatos, já que não havia sido apresentado nenhum elemento que comprovasse esse suposto ato de desvio. Logo após, o ouvidor do Conselho, Sr. Mário Jefferson, se reuniu com o Diretor de Comunicação da TV Câmara e Secretário Executivo do Conselho, Sr. Júlio Cesár Zacarias Rocha, pedindo explicações sobre o possível vazamento. O Sr. Júlio César esclareceu ao Sr. Mário Jeferson que isso seria impossível porque as perguntas sequer tinham sido elaboradas até aquele presente momento, medida esta adotada para evitar qualquer possível vazamento. Após os devidos esclarecimentos, ficou decidido que as 4 (quatro) perguntas seriam elaboradas às 19h30 do dia 25 de novembro de 2020, com acompanhamento do Conselho da TV Câmara e com participação também de um representante de cada coligação, com o objetivo de assegurar a maior transparência e lisura no processo.

Na manhã de hoje, foi encaminhado às coligações pela Câmara Municipal ofício convidando-os a participarem da referida reunião. Também foi decidido que a elaboração dessas 4 (quatro) perguntas ocorreria somente após a discussão e sorteio dos temas. Cabe ressaltar que, de acordo com as regras acordadas entre as coligações durante reunião realizada no último dia 18 de novembro, essas 4 (quatro) perguntas seriam elaboradas pela produção do programa. Desta forma, diante dos fatos acima, podemos afirmar que não houve vazamento de nenhuma das 4 (quatro) perguntas que deveriam ser feitas no bloco 2 do debate e nem o descumprimento ou mudança de qualquer regra acordada anteriormente para a elaboração dessas perguntas. Em nenhum momento a TV Câmara Taubaté, ou a Câmara Municipal de Taubaté afirmaram, por qualquer meio que fosse, que seriam alteradas as regras já definidas para o debate com o aval das coligações. A Câmara Municipal de Taubaté e a TV Câmara Taubaté esclarecem que sempre prezaram pela retidão de suas ações, zelando para que ambos os candidatos tivessem igual oportunidade de apresentar suas propostas de governo e confrontar suas ideias para que a população pudesse consolidar a escolha de seu candidato, contribuindo assim para o pleno exercício da democracia. Desde a sua fundação no ano de 2004, a TV Câmara Taubaté sempre se pautou pela imparcialidade em seus programas, bem como em toda a sua linha editorial, motivo pelo qual hoje se orgulha da credibilidade conquistada junto à população taubateana. Por fim, conforme o parecer jurídico assinado pelo Procurador-Chefe da Câmara Municipal, Dr. Guilherme Ricken, informamos que, caso se confirme a ausência do candidato à Prefeitura de Taubaté, Sr. José Saud - MDB no debate, a TV Câmara Taubaté realizará, no mesmo horário, entrevista com a candidata Loreny - Cidadania, conforme o § 1º do artigo 46 da Lei nº 9.504/1997.

Vereador Boanerge dos Santos
Presidente da Câmara Municipal de Taubaté

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais