ELEIÇÕES 2020 Politíca

De Ary Kara a Jair Bolsonaro: confira as referências dos candidatos à Prefeitura de Taubaté

Postulantes ao Palácio do Bom Conselho citaram políticos que admiram nos âmbitos municipal e federal


Em 13/11/2020 17:56 por Mário Pereira


De Ary Kara a Jair Bolsonaro: confira as referências dos candidatos à Prefeitura de Taubaté
Ary Kara foi deputado estadual e federal; Bolsonaro foi eleito presidente em 2018 (FOTO: CMT | Agência Brasil)

A série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Taubaté foi divulgada entre a última terça (10) e quinta-feira (12) no Guia Taubaté. Os sete candidatos que conversaram com GT responderam perguntas e falaram de algumas das propostas de campanha. Eles também foram questionados sobre as referências que têm na política municipal e nacional.

As respostas variaram, passando por diferentes espectros políticos e cargos. Foram citados desde ex-prefeitos, como José Bernardo Ortiz e Guido Miné, até figuras da política contemporânea, como Flávio Dino (PCdoB) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O candidato Fabiano Vanone (Podemos) citou dois políticos do seu partido: Orestes Vanone, pai do candidato e vereador em mandato, e o senador e ex-candidato à Presidência em 2018, Álvaro Dias.

Já o Professor Ronaldo (PSOL) citou duas figuras já falecidas como suas referências: Arnaldo Ferreira, vereador em Taubaté entre 1983 e1988, e Plínio de Arruda Sampaio, deputado federal em três mandatos e candidato à Presidência em 2010.

Para o Professor Fernando Borges (PCdoB), a referência municipal está bem próxima: a coordenadora de campanha Gláucia e pessoas próximas, chamadas por ele como “companheiras e camaradas”. No âmbito nacional, o candidato exaltou a figura do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Salvador Khuriyeh (PT) não citou pessoas ligadas ao partido, preferindo citar figuras importantes na política de Taubaté e do Brasil. O ex-prefeito tem como referência o presidente da Assembleia Constituinte de 1987-1988, Ulysses Guimarães, e o bandeirante e fundador de Taubaté, Jacques Félix.

Assim como os candidatos do PSOL e do PT, Chico Oiring (PSC) citou políticos já falecidos como referências políticas. Ele escolheu o deputado estadual e federal Ary Kara José como representante do município e Orestes Quércia, governador de São Paulo entre 1987 e 1991, como figura a ser exaltada na política nacional.

O postulante Dodô (PTC) tem como referência na política de Taubaté o ex-prefeito José Bernardo Ortiz. A nível nacional, ele citou o presidente Jair Bolsonaro, a quem fez elogios pela condução do país. 

Por fim, a candidata Loreny (Cidadania) contrastou o passado com o presente em suas duas referências. Ela citou Guido Miné, prefeito do município entre 1969 e 1973, como figura importante da política de Taubaté, e a deputada federal Tabata Amaral (PDT) como inspiração na política a nível nacional.

O candidato Eduardo Cursino (PSDB) optou por não conceder entrevista ao Guia Taubaté. Nós chegamos a conversar com as assessorias dos candidatos Capitão Souza (PRTB) e Saud (MDB), mas não obtivemos respostas finais para o bate-papo.

Confira abaixo as entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Taubaté:

Fabiano Vanone 
Professor Ronaldo
Professor Fernando Borges
Salvador Khuriyeh
Chico Oiring
Dodô
Loreny

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais