ALLAH-LA-Ô... Economia

Comércio da RMVale celebra proximidade do Carnaval

Lojistas acreditam que vendas devem ser 5% superiores em relação as do mesmo período de 2019


Em 04/02/2020 18:40 por redação/ Guia Taubaté


Comércio da RMVale celebra proximidade do Carnaval
Marchinhas, blocos, desfiles de escolas de samba e muito mais mostram diversidade da folia na região (FOTO: Divulgação/ Arquivo Prefeitura de Pindamonhangaba)

A maior festa popular do país está chegando e, quem comemora, além dos foliões, é o comércio. Segundo o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), a expectativa dos lojistas, principalmente de setores de decoração e acessórios, fantasias, bebida e supermercados, é de que as vendas de Carnaval aumentem 5% em relação ao mesmo período de 2019.

As tradicionais marchinhas de São Luiz do Paraitinga, estendendo para outros municípios como Pindamonhangaba e as festas nas cidades da Serra da Mantiqueira, atraem muitos turistas de fora, sem contar as praias do Litoral Norte, que recebem milhares de pessoas.

Os desfiles das escolas de samba de Guaratinguetá e Taubaté, e as festas em clubes também contribuem para o aumento do movimento da economia regional nesta época do ano.

“A nossa região possui características diferentes e variadas, atendendo vários públicos. Isso acaba atraindo muitos turistas de outras cidades e aquecendo o comércio local nesta época de folia”, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da Fecomercio-SP.

Carnaval é feriado?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Carnaval não é um feriado nacional ou estadual. No entanto, trata-se de uma festa popular comemorada em todo o país.

A maioria das empresas acaba alterando a rotina de trabalho justamente por ser uma festividade tradicional no Brasil.

Dessa forma, o empregador poderá adotar as seguintes alternativas: exigir carga horária normal de trabalho, negociar com o funcionário a dispensa mediante acordo de compensação ou dispensar o funcionário por mera liberdade.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais