TAUBATÉ DE 2050 Serviços

Prefeitura anuncia criação de projeto para pensar “cidade do futuro”

Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Taubaté foi criado por meio de decreto


Em 16/05/2020 15:11 por redação/ Guia Taubaté


Prefeitura anuncia criação de projeto para pensar “cidade do futuro”
Centro responsável pelo estudo ficará instalado na Secretaria de Planejamento (FOTO: Divulgação/ PMT)

A Prefeitura de Taubaté anunciou nesta semana que pretende criar um banco unificado de indicadores para pensar o futuro da cidade em um horizonte de 30 anos. Um decreto municipal criou, como primeiro passo, o Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Taubaté.

O centro ficará sediado na Secretaria de Planejamento e vai reunir profissionais de diversos setores. Segundo a Prefeitura, o objetivo é preparar Taubaté para 2050, quando a cidade deve atingir a marca de 400 mil habitantes.

A ideia é buscar a unificação de um banco de dados com informações de diferentes secretarias que auxiliem na identificação das realidades específicas de cada bairro ou região. Os indicadores devem envolver, por exemplo, as dimensões econômicas, sociais, ambientais, culturais, institucionais e geográficas do planejamento urbano. Tudo isto integrado a plataformas tecnológicas de geoprocessamento.

Essa “cidade do futuro” será pensada em cinco eixos: mobilidade urbana, uso e ocupação do solo, meio ambiente, identidade e memória.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Taubaté, as atividades do centro de estudos pretendem interações com outras frentes de pesquisa, como institutos e universidade.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais