NO QUADRIMESTRE Serviços

Taubaté tem queda de 93% de casos de dengue em 2021

Região do Parque Aeroporto apresentou maior índice na primeira Análise de Densidade Larvária do ano


Em 29/04/2021 15:50 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté tem queda de 93% de casos de dengue em 2021
Taubaté registrou 38 casos de dengue em 23 dias do mês de abril (FOTO: Arquivo/ PMT)

Em meio à luta contra a Covid-19, Taubaté recebeu dados positivos de uma doença que, outrora, trouxe apreensão ao município. A Vigilância Epidemiológica da cidade registrou queda de 93% dos casos de dengue no primeiro quadrimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e 23 de abril de 2020, foram 1.406 registros da doença. Já no mesmo período, mas neste ano, foram 108 casos positivos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

No comparativo de registro de óbitos, foram registrados quatro neste período do ano passado e nenhuma em 2021.

Em janeiro deste ano foram confirmados nove casos, seguido de 12 em fevereiro, 49 em março e 38 em abril – mês ainda em curso.

Na primeira Análise de Densidade Larvária (ADL) de 2021, foi registrada uma média de 4,5, o que indica que em cada 100 domicílios, 5 deles possuem larvas do mosquito transmissor da dengue.

Na região 3 foi identificado o maior índice de infestação, com 8,87 e corresponde aos bairros: Barranco, Chácara do Visconde, Vila dos Comerciários, Esplanada Independência, Parque Aeroporto, Parque Piratininga, Portal da Mantiqueira, Santa Fé, Vila Costa e parte da Estiva.

Uma nova avaliação será divulgada nos próximos dias. Durante a ADL são coletadas amostras em 6 mil imóveis escolhidos aleatoriamente nas 10 regiões da cidade (600 imóveis por região). Os resultados obtidos geram o IB (Índice Breteau), um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da dengue, além da zika, chikungunya e febre amarela. De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos.

A Prefeitura de Taubaté pede o apoio e conscientização da população neste momento, para combate aos criadouros do mosquito.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais