AEDES AEGYPTI Serviços

Taubaté tem 535 casos confirmados de dengue em 2022

Número foi atualizado no dia em que a Prefeitura divulgou nova Análise de Densidade Larvária


Em 13/05/2022 11:10 por redação/ Guia Taubaté


Taubaté tem 535 casos confirmados de dengue em 2022
Análise de Densidade Larvária (ADL) verificou os índices de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti (FOTO: Divulgação/ PMT)

A Secretaria de Saúde, por meio do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS) divulga, nesta quinta-feira (12) a Análise de Densidade Larvária (ADL) que verificou os índices de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti no mês de abril.

Durante a ADL são coletadas amostras em 6.131 imóveis escolhidos aleatoriamente nas 10 regiões da cidade (600 imóveis por região). Os resultados obtidos geram o IB (Índice Breteau), um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da dengue, além da zika, chikungunya e febre amarela. Também são verificados os tipos de recipientes em que as larvas foram encontradas.

A ADL atingiu 3,9 ponto no IB. Ou seja, foi encontrado 3,9 recipiente com larvas do mosquito Aedes aegypti em cada 100 imóveis pesquisados. Em comparação com anos anteriores, o resultado foi maior do apresentado em 2021 (1,5), igual a 2019 (3,9) e pouco maior que 2018 (3,5).

As áreas 1, 2, 10, 6 e 3 são as regiões em que mais larvas foram encontradas e contempla, por exemplo os bairros: Jaraguá, Água Quente, Vila São Geraldo, Esplanada Santa Terezinha, Parque Ipanema, Jardim Garcez, São Gonçalo, Continental, Estoril, Barreiro, Vila São José, São Carlos, Jardim Ana Emília, Jardim Santa Clara, Parque Aeroporto, Flamoyant, Estiva e Esplanada Independência.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia.
Até o momento, em 2022 a Secretaria de Saúde confirmou 535 casos de dengue, com 14 internações pela doença, sem registros de óbitos. No ano passado foram registrados 239 casos confirmados.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais