NO PLENÁRIO Politíca

Câmara de Taubaté debate sobre a Primeira Infância

Período compreende a fase de zero a seis anos de idade da criança


Em 14/02/2023 12:26 por redação/ Guia Taubaté


Câmara de Taubaté debate sobre a Primeira Infância
Gabriel Pinelli, Adriana Mussi, Elisa Representa, Vera Hilst e Lucas Dominoni (FOTO: Julia Mathias)

Por iniciativa da vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadania), a Câmara Municipal realizou audiência pública no dia 13 para debater o tema “Primeira Infância”, período que compreende a fase de zero a seis anos de idade.

Autora do requerimento de convocação da audiência, Elisa afirmou que, a partir da efetivação do Plano Municipal de Primeira Infância - documento apresentado durante a audiência - é possível organizar as ações que já são cumpridas e aquelas que podem ser implantadas. “Para a gente ter uma nação empoderada no futuro, temos que começar com nossos pequenos hoje”, disse.

Coordenadora de educação infantil da rede municipal, Amanda Migoto lembrou que o Plano teve início em junho de 2022, quando foi criada a comissão municipal encarregada de elaborar o documento. O grupo realizou dez reuniões para formatar o projeto, inclusive com a participação de crianças, e a proposta será disponibilizada para consulta pública a partir de março.

Entre as metas do projeto estão a construção de novas unidades escolares e ampliação de vagas, melhorias no controle de lista de espera escolar, redução das condições de agravos nutricionais e alcance de 95% de cobertura vacinal, entre outras estratégias nas áreas de educação, saúde e assistência social. “Essas ações já estão em andamento pelas secretarias, mas precisamos realmente ampliar, melhorar e garantir que seja para todos”, disse Amanda. 

Secretária de Educação, Vera Hilst afirmou que essas políticas deverão ser implantadas em breve e que as metas “facilitam o trabalho” da Secretaria. “A partir das metas teremos as submetas, uma derivação a partir da qual poderemos galgar passo a passo até chegarmos ao ideal. Nem tudo é possível ao mesmo tempo, porém, muito se pode fazer quando se tem um fim.”

Secretário de Inclusão Social, Gabriel Pinelli disse que a primeira infância é um tema a ser debatido de forma transversal entre as secretarias. Secretário de Esportes, Lucas Dominoni lembrou que as metas serão levadas para todos os profissionais da pasta. Já a vice-prefeita Adriana Mussi afirmou que “mais importante do que criar o Plano é ter pessoas com vontade de defendê-lo”. 

Participaram da audiência os vereadores Adriano Coletor Tigrão (Cidadania), Alberto Barreto (PRTB), Boanerge (PTB), Richardson da Padaria (União) e Talita Cadeirante (PSB). 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais