8 DE MARÇO Politíca

Câmara de Taubaté tem solenidade para exaltar as mulheres

Oradora defendeu a necessidade de as mulheres ocuparem espaços de representatividade


Em 09/03/2023 10:10 por redação/ Guia Taubaté


Câmara de Taubaté tem solenidade para exaltar as mulheres
Vereadoras de Taubaté participaram da solenidade (FOTO: Lincoln Santiago/ CMT)

A Câmara de Taubaté realizou solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na última quarta-feira, 8. A vereadora Vivi da Rádio (Republicanos) presidiu os trabalhos.

A oradora da cerimônia foi a vereadora Elisa Representa Taubaté (Cidadania), que defendeu a necessidade de as mulheres ocuparem espaços de representatividade. “É necessário e urgente para uma sociedade mais igualitária.” Ela também encorajou a participação feminina na política. “Vamos juntas. Esse espaço também é nosso.”

Elisa falou sobre a primeira homenageada, a professora e ativista em direitos da mulher, Leila de Almeida Ramos. Nascida em meio rural, Leila mudou-se para Taubaté no início da adolescência. Acompanhou questões do universo feminino na própria família, formada por quatro mulheres. 

Formou-se professora, foi admitida em concurso público para a rede municipal de Taubaté, casou-se e teve três filhos, conciliando os papéis que exerceu com o ativismo na construção de rede de apoio coletivo às mulheres. Integrou a comissão organizadora da primeira plenária municipal de políticas femininas em 2004, quando teve início a construção do Plano Nacional de Política Para as Mulheres, e realizou outras três conferências no município.

“É um tempo muito curto para a gente agradecer tantas histórias. Fico muito feliz de estar aqui e estar com mulheres que sempre estiveram comigo na luta. Também estamos aqui pelas que não estão mais conosco, principalmente por aquelas que foram mortas pelo feminicídio. Por essas mulheres, estamos aqui”, disse Leila nos agradecimentos.

A vereadora Talita Cadeirante (PSB) homenageou a produtora rural Ana Lucia dos Santos, que desenvolve agricultura familiar orgânica, biodinâmica e agroecológica no assentamento Comuna Manoel Neto há 20 anos. É uma mulher preta, mãe de quatro filhos, que durante muitos anos criou sozinha. 

Há sete anos, Ana Lucia conheceu seu companheiro, Lorivane “Mineiro”, que trabalha na produção rural com ela. A família vive do plantio, como Ana Lucia declara, “com muito orgulho”. Há três anos, ela luta contra a depressão e conta com o apoio da família para superar a doença.

“Há 20 anos que moro aqui, nunca vi uma preta, sem-terra, ser homenageada. Não estou representando somente eu, Ana, e sim, de A a Z, todas as mulheres. Hoje não é dia de comemoração, e sim de luta. Enquanto pudermos, não vamos nos calar”, declarou Ana Lucia.

A homenageada da vereadora Vivi da Rádio foi Maria Aparecida Alves Ribeiro Lemes, pela ação que desenvolveu em prol de famílias carentes de Taubaté. Moradora do Parque Paduan, Cida foi catequista, e sua atuação social foi voltada para crianças, com ponto alto no Dia das Crianças, em que arrecadava brinquedos e realizava uma grande festa com distribuição de doces.

Sua história de vida é marcada pela perda dos filhos Edinho e Simone, e dos seus pais. Ela destaca a importância do marido Carlos, com quem é casada há mais de 40 anos, para superar os momentos difíceis. É na fé que encontra a fonte de força e esperança para enfrentar as batalhas da vida.

“Quero agradecer de coração mesmo. Peço que Deus abençoe todos vocês, amigos e familiares presentes, porque se não fossem vocês, eu não estaria aqui agora. Vou viver por muitos anos, e vou precisar ainda mais de vocês”, afirmou Cida.

Os vereadores Alberto Barreto (PRTB), Boanerge (PTB), Jessé Silva (PL), Marcelo Macedo (MDB) e Serginho (Progressistas) participaram da solenidade, assim como a delegada de Defesa da Mulher, Elisângela Estefano.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais