Taubaté é a 2ª cidade com mais startups do Vale do Paraíba
O estudo realizado pelo Observatório Sebrae Startups em 2024 mapeou mais de duzentos municípios do estado de São Paulo. Taubaté fica na 15ª posição.
Em 20/12/2024 17:01 por HITT - Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté
Taubaté é a segunda maior cidade com mais startups abertas do Vale do Paraíba, e a 15° do estado de São Paulo, de acordo com o Sebrae Startups Report São Paulo 2024, relatório dos insights do perfil das startups paulistas. O município conta com um total de 48 negócios emergentes de diversos segmentos.
Foram mais de 200 cidades ranqueadas na pesquisa. As startups cadastradas e mapeadas pelo Sebrae apresentam um leque diverso de modelos de negócio e estratégias de receita, com predominância do B2B (55%), SaaS (40%) e a presença significativa em tração (19%) e crescimento (34%), o que demonstra a capacidade do estado no fomento aos negócios inovadores.
O estudo, realizado pelo Observatório Sebrae Startups, revela que as principais áreas de atuação são a Saúde e Bem-estar (15,43%), Tecnologia da Informação (15,09%) e Educação (13,41%). O Agronegócio vem na sequência (11,22%), indicando o impacto do setor agrícola na economia e a importante demanda por soluções tecnológicas no campo.
O Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté pode ser considerado umas das referências de ambientes de inovação no cenário estadual e regional. Contando com 27 startups de diferentes segmentos, ele atua como um espaço acolhedor e de conexões, para atender e ajudar aqueles que acreditam que seus sonhos podem se tornar negócios tangíveis.
Mais de 98 startups passaram pelo HITT desde 2020, quando seu espaço foi inaugurado, todas recebendo mentorias e treinamentos para adentrarem preparados no mercado. “O HITT tem sido, na jornada da minha startup, uma peça extremamente fundamental, porque aqui dentro eu recebo mentorias e um networking valioso que me ajuda a fechar negócios numa fase importante. [...] Acredito que se ele não existisse na cidade de Taubaté, se eu não tivesse conhecido e não tivesse a oportunidade de estar aqui hoje, não sei se conseguiria chegar até onde estou no momento atual do meu negócio.” Finaliza João Oliveira, CEO da Atrativos Zap, startup residente.
A pesquisa reforça a importância de se ter um hub de inovação para apoiar todas essas startups e talentos locais. De acordo com o Gestor do HITT, Altair Emboava, “Esse resultado demonstra o potencial de Taubaté quando se trata de desenvolvimento e inovação tecnológica”. Ele explica que ambientes como esse, tem a capacidade de impulsionar o pensamento empreendedor, com foco na geração de conhecimento e soluções inovadores, através da aproximação entre mercado, academia e comunidade.