Transporte público de Taubaté pode ser paralisado por crise financeira
Sindicato alerta para risco de interrupção do serviço a partir do dia 20 de dezembro devido ao atraso nos repasses da Prefeitura à empresa ABC.
Em 18/12/2024 11:00 por Fernanda Bueno/Redação Guia Taubaté
O transporte coletivo de Taubaté enfrenta o risco iminente de paralisação a partir do próximo dia 20 de dezembro. O alerta foi dado nesta terça-feira (17) pelo presidente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Ronaldo Costa, devido a atrasos nos repasses da Prefeitura à empresa ABC, responsável pelo serviço na cidade.
Segundo o sindicato, a empresa informou que não terá condições financeiras de honrar compromissos como o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário, o adiantamento salarial e o vale-alimentação, todos com vencimento no dia 20.
A crise teria sido causada por meses de atraso nos repasses municipais, que estavam sendo cobertos pela própria empresa.
“Infelizmente, a partir do dia 20, a população de Taubaté poderá ficar sem transporte. A empresa nos informou que não conseguirá pagar os direitos trabalhistas devido à ausência dos repasses municipais”, declarou Ronaldo Costa.
O sindicalista destacou que o sindicato foi formalmente notificado sobre a situação crítica e pediu apoio da população e do poder público para evitar a interrupção do serviço essencial.
"Sem os repasses da Prefeitura, a empresa já não tem mais condições de arcar com as despesas do transporte público", acrescentou.
Até o momento, a Prefeitura de Taubaté não se pronunciou oficialmente sobre a situação.