
UNITAU inaugura primeira sala de amamentação em campus
Além disso, lança a Academia de Aleitamento Humano no Brasil. A iniciativa tem como intuito fortalecer a promoção do aleitamento humano e oferecer apoio a estudantes e colaboradores com filhos em idade de amamentação.
Em 13/08/2024 17:00 por Redação Guia Taubaté

Em um marco durante o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento humano, a Universidade de Taubaté (UNITAU) inaugurou, na última quinta-feira, 8 de agosto, a primeira Sala de Amamentação em seu campus Bom Conselho. A cerimônia contou com a presença de autoridades universitárias, estudantes, mães e representantes do Banco de Leite Humano de Taubaté.
A nova Sala de Amamentação foi projetada para oferecer um ambiente acolhedor e seguro, contando com poltrona confortável, bancada de apoio e refrigerador. O espaço foi criado para atender as necessidades de pessoas que amamentam, proporcionando um local adequado para amamentar ou realizar a ordenha durante a jornada acadêmica ou eventos na universidade.
"A amamentação não apenas nutre o bebê, mas também fortalece o vínculo emocional entre a pessoa que amamenta e a criança, o que é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê," destacou a Profa. Dra. Fabíola Nejar, docente do curso de Nutrição da UNITAU.
"Este espaço é um passo importante para garantir que esse vínculo possa ser mantido em um ambiente seguro e confortável", a docente do curso de Nutrição completa.
A iniciativa da Universidade de Taubaté é inclusiva e acolhe lactantes de diferentes núcleos familiares, reconhecendo a diversidade e garantindo o direito ao aleitamento humano para estudantes e colaboradores, sejam cis ou transgêneros. Para a Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues, a criação da sala reforça o compromisso da universidade com a promoção do aleitamento humano e serve de modelo para outras instituições.
"A UNITAU não apenas forma profissionais capacitados para atuar nessa área, mas também oferece suporte prático dentro do campus. Esta sala é um exemplo a ser seguido por outras instituições, sejam elas públicas ou privadas," enfatizou a pró-reitora.
Além da inauguração da Sala de Amamentação, a UNITAU lançou a primeira Liga Acadêmica de Aleitamento Humano do Brasil. Composta por estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem, a liga tem como missão promover a pesquisa, a educação e a assistência em aleitamento humano, tanto no ambiente acadêmico quanto na comunidade em geral.
A criação da Liga Acadêmica, junto com a inauguração da Sala de Amamentação, demonstra o compromisso da UNITAU em alinhar suas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS número 3, que visa garantir saúde de qualidade para todos.
A Liga também pretende sensibilizar a comunidade sobre a importância do aleitamento, que vai além da nutrição, oferecendo proteção contra diversas doenças por meio dos anticorpos presentes no leite materno, frequentemente comparado à "primeira vacina" do bebê.
"Nosso objetivo é mostrar à comunidade a importância da amamentação e incentivar as pessoas a perseverarem, apesar das dificuldades. Muitas mulheres desistem de amamentar por falta de informação, e como liga, queremos disseminar informações precisas e de qualidade," destacou Michele Cabral, estudante do 8º semestre de Enfermagem.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
