Palestrantes da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Taubaté são divulgados
O evento será realizado nesta quarta-feira, 22, no Sedes e contará com especialistas e representantes de diversas áreas para discutir a transformação ecológica.
Em 21/01/2025 19:00 por Redação Guia Taubaté
A 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Taubaté (1ª CMMA) será realizada nesta quarta-feira, 22 de janeiro, no Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social), das 8h às 17h. O evento reunirá a população, especialistas, representantes de organizações não governamentais (ONGs) e autoridades locais para debater temas essenciais para a preservação do meio ambiente.
Com o tema central “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, a Conferência se configura como uma importante oportunidade de participação social. O objetivo principal é construir propostas que subsidiem a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima, com foco na realidade local.
O evento contará com palestras, grupos de trabalho e propostas durante a manhã, seguidas de uma plenária à tarde para a escolha das propostas de ação e a eleição dos delegados.
Confira os palestrantes por eixo temático:
- Eixo I – Mitigação: Christopher Cunningham, doutor pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pesquisador na área de climatologia do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
- Eixo II – Adaptação e Preparação para Desastres: Larissa Antunes, pesquisadora na área de hidrologia do Cemaden.
- Eixo III – Transformação Ecológica: Willian José Ferreira, doutor em geofísica espacial pelo Inpe, professor do mestrado em Ecodesenvolvimento e Gestão Ambiental da Unitau (Universidade de Taubaté) e pesquisador em hidrologia, gestão de recursos hídricos e educação para o desenvolvimento sustentável.
- Eixo IV – Justiça Climática: Ademir Pereira dos Santos, arquiteto e urbanista, professor de Arquitetura e Urbanismo e pesquisador de mestrado e doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Unitau. Coordena o projeto de extensão “Centro de Estudos em Planejamento e Desenvolvimento Urbano”, um convênio entre a Prefeitura e a Universidade.
- Eixo V – Governança e Educação Ambiental: Rachel Trajber, doutora em Antropologia e Linguística, coordenadora do programa Cemaden Educação, que atua com escolas e comunidades na prevenção de desastres.
A Conferência visa promover um processo participativo para enfrentar a emergência climática, com ênfase nos desafios enfrentados pelas comunidades mais vulneráveis. A população é convidada a participar.
O evento acontecerá no Parque Municipal do Sedes, localizado na Avenida Amador Bueno da Veiga, 220, Jardim Ana Rosa.