EX-PREFEITO Politíca

Ortiz Junior se filia ao Partido Cidadania

Ex-prefeito de Taubaté oficializou nova legenda nesta terça-feira (25). No fim do ano passado, ele deixou o Republicanos e foi para o PSDB, em refiliação que foi questionada pelo partido tucano.


Em 26/03/2025 11:00 por Redação Guia Taubaté


Ortiz Junior se filia ao Partido Cidadania
Com informações de TV Vanguarda. (FOTO: Divulgação)

Nesta terça-feira (25), Ortiz Junior, deputado estadual e ex-prefeito de Taubaté, oficializou sua filiação ao Cidadania. Em menos de um ano, essa é a terceira troca de partido de Ortiz, que é alvo de uma ação do PSDB por infidelidade partidária.

Por meio da assessoria de imprensa, Ortiz informou que se filiou ao Cidadania na última sexta-feira, a convite do deputado federal Alex Manente e da deputada estadual Ana Carolina Serra, atual líder do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
 
Na tarde desta quinta-feira (25), a filiação de Ortiz Junior ao Cidadania já havia sido registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ação na Justiça Eleitoral

Ortiz Junior assumiu uma vaga como deputado estadual em janeiro. Ele estava como suplente após as eleições de 2022 e neste ano foi convocado para substituir o então deputado Vinicius Camarinha (PSDB), eleito prefeito de Marília (SP).

Junior, que em 2024 perdeu a disputa à Prefeitura de Taubaté (SP) filiado ao Republicanos, assumiu a vaga na Alesp pela federação PSDB/Cidadania.

Depois das eleições municipais, em que ele chegou a ir ao segundo turno, mas perdeu para o prefeito eleito em Taubaté Sérgio Victor (Novo), Ortiz deixou o partido do governador Tarcísio de Freitas e voltou a se filiar ao PSDB em novembro.

A refiliação do político, no entanto, foi questionada internamente pelo partido tucano. À época, o PSDB chegou a afirmar que "a Executiva Nacional do PSDB declarou nula a refiliação de Ortiz Junior por irregularidades" e que outro político deveria assumir a vaga de suplente.

Apesar disso, Ortiz Junior tomou posse do cargo de deputado estadual em janeiro. Em paralelo a isso, o PSDB move uma ação na Justiça Eleitoral em que questiona a fidelidade partidária de Ortiz e tenta reaver a cadeira na Alesp. Ainda não há uma decisão sobre o caso.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais