
Audiência na Câmara detalha ações na saúde durante maio a agosto
Foram demonstradas as realizações do 2º quadrimestre de 2025, que compreende os meses de maio e agosto.
Em 26/09/2025 14:05 por Redação Guia Taubaté

A Câmara de Taubaté recebeu a Secretaria de Saúde na quinta-feira, 25, para a segunda prestação anual de contas das ações desenvolvidas pela pasta. Desta vez, foram demonstradas as realizações do 2º quadrimestre de 2025, que compreende os meses de maio e agosto.
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Rodson Lima Bobi (PRD), cobrou informações sobre a contratação de neuropediatra para a rede de saúde, tendo em vista que há 3.000 crianças na fila de espera.
“Entendo que, dos médicos da rede, um esteja licenciado e o outro aposentado. Outra dificuldade é o valor do salário do médico - hoje, uma consulta particular custa de R$700 a R$800, e você só consegue consulta para daqui a seis meses, ou seja, até na rede particular está demorado. Fizemos um requerimento para a contratação temporária de profissionais para que seja realizado um mutirão”, disse Bobi.
Segundo o vereador, a Prefeitura tem discutido com o Conselho Municipal de Saúde (Comus) a necessidade de credenciamento de médicos, uma solução que seria mais rápida, porém, o Conselho avalia que a melhor solução é a contratação via concurso público, o que demanda mais tempo.
Segundo o secretário de saúde, Carlo Guilherme Silveira e Lima, o município tenta negociar uma solução breve com o Comus.
“Estamos conversando com o Comus para uma resolução emergencial. O concurso demora e não traz a solução que a gente precisa. Das alternativas possíveis, a mais rápida e que gera menos custo é o credenciamento do especialista. Estamos aguardando ansiosamente essa resposta”, disse Carlo.
O conselheiro do Comus, Benedito Pedro de Oliveira, não comentou sobre o pedido de credenciamento apresentado pela Prefeitura. Em sua fala, ele apenas destacou a participação frequente de representantes da Secretaria durante as reuniões do Conselho.
Ainda em relação à falta de neuropediatras, o secretário-adjunto de saúde, Marco Tolomio, acrescentou que em Taubaté não chega a dez o número desses profissionais, ao passo que a demanda tem aumentado progressivamente.
Os vereadores Jessé Silva (Podemos) e Nicola Neto (Novo) participaram da audiência.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
