
A cidade de Taubaté foi aprovada para ser incluída no roteiro turístico da Estrada Real.
O processo de inclusão de Taubaté no roteiro iniciou com a pesquisa elaborada pela paleógrafa Lia Carolina Prado Alves Mariotto, da Divisão de Museus, que procurou inventários e testamentos dos séculos XVII e XVIII e informações dos capitães e generais das capitanias de São Paulo entre 1721 e 1821. A pesquisa permitiu identificar oficialmente a rota de passagem por bairros de Taubaté e sua seqüência por Lagoinha, Cunha e Paraty.
O trecho de Taubaté é formado por estradas vicinais de domínio municipal, o que facilitam o deslocamento e evita desapropriações para a exploração turística.
Segundo a gerência do DMATUC (Departamento de Meio Ambiente, Turismo e Cultura) deve ser realizado um planejamento para os municípios que ingressaram no roteiro da Estrada Real.
O roteiro inclui atividades como a prática de trekking, mountain bike, passeios a cavalo, pousos para descanso e o turismo entre as ruínas históricas.
Os municípios que fazem parte do roteiro são Bananal, Arapeí, Queluz, Lavrinhas, Canas, Potim, Aparecida, Piquete, Roseira, Pindamonhangaba, Tremembé, Taubaté, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga e São José do Barreiro.
De acordo com a coordenadora regional do instituto Estrada Real, Fátima Medeiros, o roteiro está em fase de consolidação.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias

HMUT