ATENDE PRESIDIÁRIAS Educação

Projeto da Unitau é classificado para 2ª fase do Prêmio Innovare

Estágio de alunos do curso de Direito permite aos alunos prestarem atendimento a presidiárias


Em 12/07/2017 11:28 por redação/ Guia Taubaté


Projeto da Unitau é classificado para 2ª fase do Prêmio Innovare
Estudantes da Unitau prestam atendimento a presidiárias (FOTO: Leonardo Oliveira/ Acom Unitau)

Um projeto piloto da Universidade de Taubaté (Unitau) foi classificado para a segunda fase do Pêmio Innovare, uma realização do Instituto Innovare e do Ministério da Justiça.

No início do semestre, o professor Ernani Assagra Marques Luiz, do curso de Direito da instituição, implementou um estágio em que os alunos tiveram a oportunidade de atuar na área criminal.

Como o estágio da Unitau tem o objetivo de dar orientação jurídica aos presos e consiste no auxílios dos alunos e detentos da Penitenciária II de Tremembé, o professor Ernani decidiu inscrever o projeto no concurso. “O tema do prêmio coincidiu de ser justamente no ano em que iniciamos esse projeto. Outro fator é que a Unitau é a única faculdade do Estado de São Paulo que tem um trabalho como esse. Então, decidi nos inscrever, explica o orientador.

Os estudantes, que ingressaram no estágio por meio de um processo seletivo, identificam os presos que não tem advogado particular, estudam o processo e informam a situação aos detentos. Para a Karine Bertolin, uma das estagiárias, o trabalho agrega muito conhecimento. “Eu adorei ter participado desse projeto, aprender uma área como essa na parte prática é muito positivo e uma experiência levo para a carreira”, afirma a estudante do 8° semestre do curso de Direito.

O Prêmio Innovare está na 14ª edição em 2017 e irá selecionar uma iniciativa que busca a melhoria do sistema carcerário brasileiro. O prêmio tem como objetivo identificar e divulgar boas práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Com a classificação do projeto da Unitau para a segunda fase, consultores do Instituto Innovare e do Instituo DataFolha realizaram um encontro na sexta-feira, 7, com a equipe do projeto e fizeram uma visita à penitenciária onde o trabalho é realizado. 

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais