
Planejamento - Metas para 2014
Resultados & Processos Gerenciais
Em 06/12/2013 00:00 por Filippo Salvia Jr.
Todo final de ano é um momento ideal para reflexão, para fazermos um balanço de tudo que vivemos nestes 12 meses, o que aprendemos o que conquistamos e principalmente começamos a fazer os planos para o Ano Novo que está chegando. Quero destacar algumas perguntas, do âmbito profissional, que também acarreta conseqüências no pessoal.
- Como realizar um planejamento consciente de fim de ano?
Um bom planejamento se faz pela análise dos cenários internos e externos da empresa. Precisamos saber: Quais são nossos Pontos Fortes, Fracos, nossas Oportunidades e Ameaças. Para tanto, utilizamos de uma ferramenta chamada Análise SWOT (FOFA) que podem ser analisadas após um Brainstorming (Tempestade de Ideias) dirigido com uma ou mais finalidades específicas e devem ser ministradas internamente ou via consultoria empresarial.
- Se a empresa fechou o ano “no vermelho”, o que fazer?
Empresa que fecha o ano no vermelho, nem sempre é sinal de desespero. Para tanto, se faz necessário, realizar uma análise para verificar a saúde financeira da empresa. Pois a solução para sair do vermelho, nem sempre está no capital propriamente dito. Podem estar presentes de diversas formas, até mesmo, pela falta de cursos específicos para equipe comercial, otimização de procedimentos e utilização da criatividade. Época de Crise, precisamos utilizar nossa Criatividade. “CRISE = CRIE$” – Outra opção encontrada são as reuniões de COACHING.
- Qual a importância de não acarretar problemas do ano anterior para 2014?
Depende. Precisamos lembrar que Sucesso não traz conhecimento, o conhecimento advém dos problemas, das dificuldades, dos chamados Fracassos. Junto com os problemas sempre vem o aprendizado. O que não devemos fazer é focar aos problemas, focar no que não queremos, devemos direcionar nossa mente aos objetivos que queremos alcançar. Esses objetivos devem ser claros e bem definidos.
- Como posso começar a realizar meu planejamento? Devo descrever em planilhas os gastos e lucros?
O Planejamento financeiro deve, sem dúvida, ser planeado, relacionar todas as despesas e receitas para verificar o fluxo do capital. Mas, antes de tudo, deverá a pessoa que deseja começar o planejamento pessoal ou empresarial, colocar-se na posição de análise, ser crítico, sem deixar a emoção de lado. Pois, certamente haverá necessidades de realizar alguns cortes de despesas para se poder economizar e poupar para garantir o próprio futuro.
- Quais os principais pontos que devem conter no planejamento de fim de ano?
O ideal é criar Planejamento por escrito. No Plano de Negócios, deve-se conter o Objetivo a atingir, as ações a serem realizadas, as necessidades a serem supridas. Nos meus trabalhos de coaching, costumo dizer que a melhor forma de ter resultados diferentes é criar uma Visão mais ampliada, entender os processos cíclicos, resolver os conflitos. Mudar ações desenvolvidas ou ampliadas para obter resultados diferentes, mais rápidos e mais eficientes.
Aproveito a oportunidade para desejar a você, LEITOR, um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, repleto de PAZ, HARMONIA e $UCE$$O!
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
