
Voleisul surpreende e elimina Taubaté na Copa Brasil
Taubateanos poupam titulares e vêem gaúchos acabarem com sonho do bicampeonato; volta de Lipe é destaque
Em 13/01/2016 23:13 por Mário Pereira

O atual campeão da Copa Brasil de Vôlei foi eliminado precocemente nesta quarta-feira, 13 de janeiro. Atuando em casa, o Taubaté foi derrotado por 3 sets a 0 (23/25, 22/25 e 23/25) para o Voleisul-RS e não lutará pelo bicampeonato da competição.
Sem Lucarelli, Rapha, Felipe e Otávio, poupados, o técnico Cézar Douglas escalou uma equipe reserva para o duelo contra os gaúchos. O destaque do time estava no banco de reservas. Em fase de recuperação, o ponteiro Lipe era opção para o comandante taubateano.
Pelo lado do Taubaté, iniciaram a partida os ponteiros Ricardo e Cristiano, o oposto Sánchez, o levantador Pedro, o líbero Diego e os centrais Lucas Rangel e Deivid.
O jogo teve um início equilibrado, com as equipes se estudando. Com um time mesclado entre jogadores experientes e novatos, o Voleisul aproveitou os erros dos donos da casa e abriram vantagem. Antes do fim do set e com seu time em desvantagem, o técnico Cézar Douglas optou em dar uma chance ao ponteiro Lipe, que ainda não tem condições de salto. Mesmo com a entrada de um dos xodós da torcida, o Taubaté perdeu a primeira parcial por 25 a 23.
No segundo set, os taubateanos começaram com tudo e chegaram a abrir três pontos de vantagem. Porém, com erros de recepção e no saque, sofreram a virada e viram o time gaúcho fechar a parcial em 25 a 23.
Mesmo empurrado pela torcida que mais uma vez compareceu em peso ao Abaeté, o time do Vale do Paraíba insistia nos erros cometidos nos sets anteriores e poucas vezes ficaram à frente do placar no terceiro set. Por conta disso, o Voleisul mais uma vez tomou conta do jogo e fechou com um novo 25 a 23.
Ao final da partida, o treinador do Taubaté falou sobre a opção de poupar os titulares no duelo desta quarta-feira e elogiou o time adversário.
“Nós fizemos isso [de colocar os reservas] pensando na sequência da Superliga e poupamos alguns jogadores para preservá-los em uma condição de ganho de desempenho físico, pensando que temos pela frente o restante da Superliga e o Sul-Americano. O Voleisul possui uma equipe com Franco, Robson, Acácio, o Mão, que são jogadores experientes e está de bom tamanho pela diferença no placar”, resumiu Douglas.
O comandante taubateano ainda falou sobre a condição do ponteiro Lipe para a sequência da temporada. “O Lipe ainda não tem condição de saltar. Ele está fazendo os deslocamentos de quadra, mas sem o salto. Tem uma previsão de duas semanas para mais, para que ele comece a se equilibrar para isso. Hoje dava para colocá-lo nessa situação, enquanto no outro jogo já não posso escalá-lo só para fundo de quadra. Vamos esperar ele ficar totalmente recuperado e equilibrado, e aproveitá-lo da melhor maneira”, concluir o treinador.
Um dos jogadores com mais rodagem dentro do grupo titular na noite de hoje, o levantador Pedro considerou a atuação atípica do time. “Por mais que tenhamos entrado com o time que não vinha jogando, fizemos uma partida de igual para igual, mas nos finais dos sets errávamos e dávamos pontos seguidos para eles. Dava para termos saído com a vitória, temos time para isso, mas infelizmente o resultado positivo não veio”
Com o resultado, o Voleisul segue para a fase final da Copa Brasil em Campinas. Além do time da casa e dos gaúchos, a fase semifinal da competição conta ainda com Sesi-SP e Cruzeiro-MG. As equipes disputarão a semifinal no próximo dia 21.
Já o Taubaté terá uma sequência de cinco partidas fora de casa pela Superliga. O primeiro desses desafios acontece neste sábado, dia 16, às 16h, contra o Minas.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
