
Samu começa a operar nesta quinta-feira em Taubaté
Serviço de resgate e transporte de paciente será feito por meio de ligações ao telefone 192
Em 22/11/2016 11:02 por redação/ Guia Taubaté

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) passa a funcionar nesta quinta-feira, 24 de novembro, em Taubaté e em mais oito cidades da região. A cerimônia de início do serviço acontece às 10h na sede regional do Samu, ao lado da base do Corpo de Bombeiros no distrito de Quiririm.
Além da sede, a cidade de Taubaté ainda contará com mais quatro bases de apoio. Cada cidade terá sua própria base e unidades de apoio conforme o número de habitantes. Integram o Cisamu (Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) as cidades de Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga.
A frota regional do Cisamu é composta por 16 ambulância e o consórcio aguarda o envio de mais três veículos pelo Governo Federal.
A operação do Samu fica a cargo do Iesp (Instituto Esperança), vencedor da licitação promovida pelo consórcio. Entre os dias 28 de outubro e 12 de novembro ocorreu o processo seletivo para os candidatos interessados em trabalhar no serviço. Foram selecionados profissionais para 18 cargos, entre eles o de médico, enfermeiro e condutor de veículos de urgência.
O serviço de resgate e transporte de paciente será feito por meio de ligações ao telefone 192. Um sistema permite o redirecionamento das ligações para a central instalada em Taubaté. Ao receber a ligação, um atendente fará a triagem inicial e encaminhará para o médico regulador. Dependendo da gravidade do caso será enviada uma ambulância de resgate ou um veículo com UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
De acordo com o fluxo de encaminhamentos definido pelo Cisamu, emergências de ordem clínica serão encaminhadas às unidades de Pronto-Socorro dos municípios ou de Taubaté. Casos mais graves, como traumas, por exemplo, seguem direto para o Hospital Regional do Vale do Paraíba ou Hospital Universitário.
A população deve colaborar e acionar o 192 somente em casos de emergência, observando as características da ocorrência. O Cisamu ainda alerta para o risco dos trotes que podem congestionar os ramais e prejudicar o atendimento à população.
Quando chamar o Samu (192)?
- Dores no peito de aparecimento súbito;
- Situações de intoxicações e envenenamentos;
- Queimaduras graves;
- Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;
- Queda acidental;
- Crises convulsivas (ataque);
- Acidentes de trânsito com atropelamento.
- Traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas);
- Perda da consciência (desamaio);
- Sangramentos – hemorragias.
Quando chamar os Bombeiros (193)?
- Incêndios;
- Tentativas de suicídio;
- Salvamentos aquáticos;
- Desabamentos;
- Deslizamentos de terra;
- Acidentes de trânsito com pessoas presas em ferragens;
- Choques elétricos;
- Quedas de alturas com mais de 7m;
- Vazamento de gás.
Empresas Sugeridas para Você
Comida & Delivery Sugeridas para Você
Marketplace Sugeridas para Você
Veja Mais Notícias
