PESQUISA Economia

Região perde 495 empregos em setembro

Informações foram recebidas pelo Sincovat, por meio da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo


Em 03/12/2016 17:13 por redação/ Guia Taubaté


Região perde 495 empregos em setembro
Foram extintos 2.715 empregos com carteira assinada em 12 meses (FOTO: Divulgação)

Em setembro, o comércio varejista na região de Taubaté eliminou 495 postos de trabalho, resultado de 3.174 admissões contra 3.669 desligamentos. Em 12 meses, foram extintos 2.715 empregos com carteira assinada, o que levou a um recuo, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de 2,6% do estoque total, que atingiu 100.115 trabalhadores formais no mês.

As informações recebidas pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), da FecomercioSP, elaborada com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o impacto do seu resultado no estoque estabelecido de trabalhadores no Estado de São Paulo, obtido com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Das nove atividades analisadas, apenas o setor de supermercados (1,5%) apresentou crescimento na ocupação formal em setembro na comparação com o mesmo mês de 2015. As quedas mais expressivas foram observadas nos segmentos de concessionárias de veículos (-9,8%), eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (-6,8%) e lojas de vestuário, tecidos e calçados (-6,7%).

Para o presidente do Sincovat, Dan Guinburg, para outubro é esperado pequeno saldo de empregos formais, com vertente mais positiva. Para novembro, devido à contratação de temporários, o saldo também deverá ser positivo e sensivelmente superior ao registrado em 2015. "A nossa expectativa é que a contratação de temporários esse ano seja 5% maior que em 2015. De toda forma, o crescimento mais sustentado do emprego no comércio varejista nos próximos meses dependerá de uma melhoria efetiva das variáveis - renda dos consumidores, juros e continuidade do crescimento dos indicadores de confiança dos agentes", comenta Dan.

Empresas Sugeridas para Você

Comida & Delivery Sugeridas para Você

Marketplace Sugeridas para Você

Área do Internauta
Área do Internauta
Classificado Grátis, Programa de Fidelidade e muito mais